O Santos anunciou nesta sexta-feira (23), que Paulo Turra é o novo treinador da equipe após a saída de Odair Hellmann. Aos 49 anos, o treinador natural de Tuparendi, no interior do Rio Grande do Sul, já atuou como zagueiro, auxiliar de Felipão e técnico.
O nome de Turra foi uma indicação de Luiz Felipe Scolari, amigo de Falcão, que buscou informações do ex-treinador do Athletico Paranaense. Nos últimos seis anos, Felipão e Turra trabalharam juntos.
Carreira como jogador
Iniciou a carreira pelo Caxias e à época conquistou o Campeonato Gaúcho de 2000 sob o comando do técnico Tite. O bom desempenho no estadual fez com que o Palmeiras, comandado por Felipão, o contratasse.
Pelo Alviverde foi campeão da Copa dos Campeões e vice-campeão da Copa Mercosul. Após o Palmeiras, teve passagens no Boavista, Vitória de Guimarães, ambos de Portugal, Hibernian, da Escócia, e os brasileiros Sertãozinho e Avaí.
Técnico
Após se aposentar dos gramados, Turra teve a sua primeira experiência como treinador no Novo Hamburgo e teve passagens por outras equipes, como: Brasil de Farroupilha, Brusque, Esportivo, Cianorte, Operário Ferroviário, Marcílio Dias, Avaí e Caxias.
Em 2023, após a saída de Felipão do comando técnico do Athletico Paranaense, o treinador assumiu o comando do Furacão e obteve 73% de aproveitamento. Em 36 jogos foram: 25 vitórias, 4 empates e 7 derrotas.
Auxiliar de Felipão
Após ter comandado algumas equipes como técnico, em 2017, Paulo Turra aceitou o convite de Felipão para ser o auxiliar do treinador. O profissional trabalhou nas comissões técnicas do Guangzhou Evergrande, da China, Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Athletico-PR.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.