Contratações Santos FC: “Rescisão” movimentação inesperada agita bastidores

Contratações Santos FC: O ciclo de Gil no Santos chegou ao fim. Aos 38 anos, o zagueiro teve sua rescisão de contrato publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quarta-feira, encerrando oficialmente sua passagem pela Vila Belmiro. O vínculo iria até dezembro, mas as partes decidiram encerrar antes do previsto.

A decisão abre a possibilidade de Gil antecipar sua aposentadoria dos gramados, algo que o próprio jogador já havia sinalizado como provável ao final desta temporada.

Foto: Divulgação do Santos - Contratações Santos FC
Foto: Divulgação do Santos – Contratações Santos FC

Contratações Santos FC: Reforços e perda de espaço

O adeus de Gil acontece justamente no momento em que o Santos reforça seu setor defensivo. No último dia da janela de transferências, o clube anunciou as chegadas dos zagueiros Adonis Frías e Alexis Duarte, que se juntam a Luan Peres, João Basso, Luisão e Zé Ivaldo como opções para o técnico Juan Pablo Vojvoda.

Com a concorrência maior e o avanço da idade, Gil deixou de ser protagonista no elenco.

Contratações Santos FC: Trajetória no Peixe

Contratado em janeiro do ano passado, Gil foi peça-chave no retorno do Santos à Série A do Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Fábio Carille, foi titular absoluto e ajudou o clube a conquistar o título da Série B, além de disputar a final do Campeonato Paulista, perdida para o Palmeiras.

Já em 2025, perdeu espaço com Pedro Caixinha e chegou a ser preterido em alguns momentos. Mesmo assim, voltou a ser utilizado em partidas pontuais após a saída do português. Em maio, pediu afastamento temporário para resolver problemas pessoais no Rio de Janeiro, mas acabou reintegrado depois.

Ao todo, Gil disputou 68 partidas com a camisa do Santos, balançando as redes uma vez.

Foto: Divulgação do Santos - Contratações Santos FC
Foto: Divulgação do Santos – Contratações Santos FC

Contratações Santos FC: Fim de uma era?

A saída marca não só o fim da passagem do zagueiro pela Vila Belmiro, mas possivelmente também a sua carreira como atleta profissional. Caso confirme a aposentadoria, Gil encerra uma trajetória vitoriosa no futebol brasileiro, com passagens marcantes por Corinthians, Cruzeiro e Seleção Brasileira, além da experiência internacional no futebol turco.