Criação da Nova Liga ganha novo capítulo, gera debate e clubes assinam novo termo

De acordo com o site do Globo Esporte, os clubes da Série A e B voltaram ao debate sobre a criação da Nova Liga e avançaram no processo de criação. Nesta sexta-feira, dirigentes de 18 clubes de futebol nacional assinaram um termo com a empresa Codajas Sports Kapital, que está interessada em assumir a futura competição, caso ela saia do papel.

Por outro lado os times que não assinaram foram: Athletico-PR, América-MG, Fluminense, Juventude e Sport. Já o Bahia e outros 14 clubes da Série A toparam o acordo e assinaram.

Dirigida pelo advogado Flávio Zveiter, a Codajas Sports Kapital demonstrou interesse no projeto desde junho, quando os cartolas anunciaram a ideia sobre o assunto. O termo é um documento não vinculante, que não gera nenhuma obrigação para os envolvidos, o que possibilita o recuo na criação da liga, por exemplo.

De qualquer forma, também no acordo, os times se comprometeram a não vender os direitos de transmissão ou comercial do Brasileiro para depois de 2024 durante os próximos dois meses. Nos bastidores, o Athletico-PR teme que esse acordo impeça negociações com empresas interessadas na liga, ainda segundo o Globo Esporte. Por isso, o cartola deve comandar um grupo de oposição e buscar equipes da Série B.