Em julho de 2022 o Santos formalizou a venda do zagueiro Kaiky ao Almería, da Espanha. O defensor foi negociado por 7 milhões de euros (cerca de R$ 38, 6 milhões à época). A venda inicialmente foi acordada para ser paga em cinco parcelas. Recentemente a FIFA emitiu uma decisão envolvendo os valores que o Peixe terá direito a receber pelo jovem jogador.
Após a oficialização da venda, o Fisco da Espanha penhorou os recebíveis do Alvinegro Praiano por conta de uma dívida envolvendo a transferência do atacante Neymar ao Barcelona em 2013. Com o bloqueio, o espanhóis cobraram 3,3 milhões de euros ao clube santista.
Neste ano (2023), o Santos moveu um processo na FIFA alegando que o Almería não teria honrado com os pagamentos pela transferência de Kaiky. Os clubes acordaram que seria antecipado três parcelas do pagamento, totalizando 4,5 milhões de euros. Apesar do bloqueio do Fisco, o Peixe entendeu que teria direito à receita e o valor total da compra, incluindo juros (851,1 mil euros, além de 5% de juros).
Já o Almería entende que o Alvinegro Praiano agiu de má fé ao não informar de forma transparente a dívida com o Fisco da Espanha e não realizou os pagamentos. O clube espanhol depositou 1,5 milhão de euros diretamente ao governo da Espanha para quitar a dívida.
Na decisão, a FIFA reconheceu que a primeira parcela da negociação foi paga ao Fisco espanhol. O juíz também entendeu que a parcela de 2023 (1,5 milhão de euros) também será destinada à quitação da dívida do Peixe.
Desta forma, a parcela de 2024 que será quitada em outubro do próximo ano no valor de 1,5 milhão de euros terá um abatimento de 374 mil euros, encerrando o débito do Santos com o governo. Sendo assim, o clube santista ficará com 1,1 milhão de euros.
Já as parcelas de 2025 (1,5 milhão de euros) e 2026 (1 milhão de euros) serão pagas diretamente ao Alvinegro Praiano. Porém, o Peixe terá que devolver 274,7 mil euros ao Almería. O valor é devido ao pagamento de uma taxa de transferência bancária que o clube espanhol havia feito antes de a operação ser cancelada.
Além disso, Santos e Almería terão que arcar com as custas processuais no valor de 25 mil dólares, cada clube terá que depositar 12,5 mil dólares. O Peixe já havia pago 5 mil dólares como adiantamento.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.




