Mesmo com a janela de transferências estando fechada e não sendo reaberta até o meio do ano, o Santos segue sendo alvo de especulações acerca de novas contratações. Tendo contado com a chegada de cinco jogadores somente após o início da era Fabián Bustos, foi reportado, nesta quinta-feira (2), que o Peixe poderia ver um jogador que vem sondando há bastante tempo ser contratado por outro clube da América Latina, reviravolta que pegou de surpresa a diretoria alvinegra.
Vem aí? Santos mira contratação gratuita de argentino após pedido de Bustos
De acordo com o que foi reportado pelo jornalista estrangeiro Julio Saucedo, Byron Castillo estaria perto de acertar sua transferência para o León, do México, algo que contraria totalmente as expectativas do Alvinegro Praiano, que já se encontrava em um estágio avançado de negociações com o atleta desde a janela de transferências passada. Ainda de acordo com Salcedo, recentemente houve um avanço nas negociações, fator que leva a transferência a poucos passos de ser completada; a expectativa é de que Castillo retorne de seu compromisso com a Seleção do Equador para concretizar o negócio.
As informações divulgadas contrariam o que já havia sido reportado em terras brasileiras acerca do interesse do Santos no lateral-direito equatoriano. De acordo com o que foi reportado pelo portal UOL Esporte, o Santos estaria se aproximando dos últimos detalhes para fechar a vinda de Castillo ao futebol brasileiro. Porém, para realizar isso, os mandatários do alvinegro estariam precisando aguardar uma decisão da Fifa, relacionada ao imbróglio que o jogador equatoriano se encontra no momento; segundo o que já foi divulgado semanas atrás, o atleta se vê envolto em uma polêmica em seu país natal, o Equador, após a Seleção do Chile acusar à Fifa que o atleta teria nascido na Colômbia, assim inviabilizando sua participação na seleção equatoriana. Diante da acusação, os chilenos vêm tentando excluir o Equador da Copa do Mundo de 2022, dada a suposta irregularidade de Castillo, episódio que vem desgastando as relações do jogador em seu país de atuação.
A indefinição, portanto, se dava por conta das consequências que a investigação possa gerar na carreira de Byron. Caso seja provada a irregularidade, o lateral equatoriano poderia ser suspenso por um longo período de tempo ou, até mesmo, banido. A inocência, porém, era encarada como uma opção mais provável por Bustos e sua comissão técnica, que já haviam concedido o “sinal verde” para a diretoria do Santos finalizar a transação, com o argentino até mesmo já tendo declarado que Castillo poderia se tornar o melhor em sua posição dentro de futebol brasileiro.
AGENDA
Em meio à uma sequência de resultados ruins no campeonato doméstico, o Santos pretenderá esquecer sua última atuação em casa e já foca em seu próximo compromisso, diante do Athletico, na Arena da Baixada, no próximo sábado (4), às 19h, em partida válida pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.