Santos e Juventude se enfrentaram na última terça-feira (14), no Estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação de tempos contrastantes e aproveitando a vantagem numérica por mais de 45 minutos, o Peixe foi capaz de retornar ao caminho das vitórias pelo placar de 2×1, com gols de Bauermann, Marcos Leonardo e Ricardo Bueno. Com o triunfo, a equipe de Fabián Bustos não só foi capaz de quebrar um tabu negativo que vinha assombrando o técnico argentino, mas também passou a se destacar em alguns números gerais entre as equipes que disputam o torneio.
Vai fechar? Santos tem preferência de compra em negociação por meio-campista emprestado; veja o valor
Marcado por sua dificuldade em triunfar longe de seus domínios, o Peixe enfim foi capaz de sagrar-se vitorioso na condição de visitante na última terça-feira, colocando fim a um tabu negativo duradouro. Adentrando na 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022, o Santos ainda não tinha vencido longe da Vila Belmiro, com, ao todo, cinco partidas tendo sido disputadas na condição de visitante, três delas se encerrando em empates e as outras duas em derrotas; tais resultados foram adquiridos nas partidas diante de Fluminense (0x0), São Paulo (2×1), Goiás (1×0), Athletico-PR (2×2) e Atlético-MG (1×1).
A dificuldade de vencer longe da Vila Belmiro, porém, não se restringia somente à elite do futebol nacional, já que, ao todo, o Peixe só havia resgitrado uma vitória em três ocasiões como visitante no ano de 2022. Cada um dos triunfos acumulados foram conquistadas em competições diferentes, sendo eles pela Copa do Brasil (diante do Salgueiro, por 3×0), Paulistão (contra o Corinthians, por 2×1) e Copa Sul-Americana (frente à Universidad Católica de Quito, por 1×0); o triunfo contra a equipe equatoriana, inclusive, era a última instância de sucesso do clube da Baixada Santista longe de seus domínios, registrada no início do mês de maio.
Além da marca negativa quebrada, o Santos de Bustos começa a se destacar em relação aos outros clubes que disputam a Série A em alguns quesitos ofensivos e defensivos. O Alvinegro Praiano, por exemplo, se mostra como o líder de chances claras de gol entre os 20 times que disputam a competição, além de vice-líder nas categorias de menos chances claras cedidas, mais chutes para sofrer gols e que mais executa dribles em seus adversários, de acordo com o que foi reportado pelo jornal A Tribuna.
Para coroar o momento de Bustos à frente do clube, o Peixe ainda se vê como o quarto melhor ataque da competição, tendo marcado 16 gols, e a quarta melhor defesa, sofrendo somente 11 tentos; desta forma, o argentino vem solidificando o status de melhor apontamento como técnico do Santos durante o período de presidência de Adnres Rueda, segundo o A Tribuna.
AGENDA
Após alcançar o alívio de ter se livrado não só de sua sequência massiva de empates pelo campeonato, mas também de um tabu como visitante que durava desde o início do Brasileirão, agora o Santos já se vê focado em seu próximo compromisso, diante do Red Bull Bragantino, no próximo sábado (18), às 21h, em partida válida pela 13ª rodada da Série A.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.