Dracena fala de responsabilidade em nova função na carreira

Dracena tem carta branca no Santos

Encarando seu primeiro desafio como executivo de futebol, o ex-zagueiro Edu Dracena já está trabalhando duro na intertemporada para fortalecer o elenco santista para a disputa das competições de 2022.

O dirigente deu entrevista ao programa Esporte em Discussão, da Rádio Jovem Pan, e falou sobre as diferenças do cargo que está ocupando no Santos, para o que tinha no Palmeiras, seu antigo clube.

“É diferente. No Palmeiras eu era um assessor, era um elo entre a diretoria e os jogadores, com comissão técnica. É claro que em contratação me perguntavam, eu dava minha opinião, mas quem definia era o diretor de futebol, que era o Anderson. Hoje já não, tenho que me reportar ao presidente, eu tenho esse cargo, tenho autonomia nas contratações, dispensas, hoje é um cargo bem importante no clube. Eu estou bem tranquilo e preparado para fazer o que for preciso para tirar o Santos dessa situação”.

Edu Dracena foi contratado para ser executivo de futebol do Santos em outubro e liderou a renovação no departamento. Com a chegada dele, saíram André Mazzuco e Jorge Andrade e chegou Guilherme Lipi, também ex-Palmeiras, para ser gerente de futebol.

Curiosamente, a chegada de Edu Dracena coincidiu com a recuperação do Peixe no Campeonato Brasileiro. O time, que beirava a zona do rebaixamento, reagiu na competição e terminou na 10ª colocação.

Dracena lidera planejamento para 2022

Carille e Dracena começam a planejar 2022 (Foto: Ivan Storti/SantosFC)
Carille e Dracena começam a planejar 2022 (Foto: Ivan Storti/SantosFC)

Quando apresentado, Edu Dracena ganhou carta branca do presidente Andres Rueda para tomar as decisões no departamento de futebol santista. Para 2022, o primeiro passo foi garantir a permanência do técnico Fábio Carille, confirmada após o jogo contra o Cuiabá, o último pelo Campeonato Brasileiro.

Entre os jogadores, algumas mudanças significativas já são vistas. Saem Jean Mota (Inter Miami), Pará (Cruzeiro), Danilo Boza (devolvido ao Mirassol) e Diego Tardelli (que não teve o contrato renovado). Nomes como Lucas Lourenço, Anderson Ceará e Ivonei devem ser emprestados.

Quanto às contratações, Dracena e Carille falam em poucos nomes, mas que possam qualificar o elenco, permitindo que fique mais competitivo. O zagueiro Eduardo Bauermann tem pré-contrato assinado, e deve se apresentar em janeiro. Nomes como Willian Bigode, Alef Manga e Richard também estão no radar do dirigente santista.