Se afastando do foco em suas campanhas na Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o Santos se viu em meio a uma grande polêmica nesta segunda-feira (20). Através de uma coletiva de imprensa convocada pelo próprio presidente do Peixe, Andrés Rueda, surgiu a acusação da tentativa de suborno por parte de um funcionário do próprio clube com uma jogadora do Red Bull Bragantino no duelo entre ambas as equipes na Campeonato Brasileiro Feminino.
Tá fora! Santos recebe atualização do DM e confirma ausência de jogador diante do Corinthians
“A gente teve um fato lamentável comprovadamente nesse fim de semana que talvez seja a cabeça de um iceberg do que está acontecendo no nosso futebol. Um funcionário do nosso clube, do futebol feminino, utilizando-se de um intermediário do Bragantino, tentou subornar uma jogadora do Bragantino para arranjar um resultado elástico já no primeiro tempo do jogo para efeito de apostas”, disse Rueda.
O mandatário também revelou a forma como esse episódio foi à conhecimento da diretoria do Red Bull Bragantino e do Santos, respectivamente. “A alegação é de que o Bragantino já estava eliminado. A jogadora prontamente recusou a proposta e comunicou seus superiores, que têm uma relação muito forte com o Thiago, apresentando inclusive provas materiais, prints de conversas. Tão logo chegou ao nosso conhecimento, junto com o Thiago, a gente tomou algumas providências. Providências que tomamos de imediato: demissão por justa causa de todos os envolvidos. Oficiamos imediatamente a CBF, colocando as provas, os prints”, completou.
Desviando seu foco do episódio protagonizado pelo funcionário do clube, o mandatário também questionou a atuação da arbitragem na partida, questionando uma cena que, segundo suas próprias palavras, deveria ser revisada. “Tem uma passagem inclusive do início do jogo, um negócio no mínimo esquisito, um funcionário dando supostamente um envelope para a quarta árbitra (Adeli Mara Monteiro) na frente da juíza (Marianna Nanni Batalha), que tem de ser investigado. Avisamos a CBF. Abrimos um BO para apuração criminal dos fatos e estamos preparando todo um material para encaminhar para o Ministério Público. Não ficaremos contentes enquanto não apurarmos toda a podridão”, esclareceu.
Por fim, Rueda fez questão de usar este episódio como argumento para que mudanças sejam feitas na arbitragem brasileira. “Neste momento em que praticamente estamos colocando certas suspeitas sobre os árbitros, ninguém entende, talvez as coisas comecem a ficar um pouco mais claras. Tem alguma coisa estranha acontecendo. O que a gente pede? Estamos solicitando a toda a comunidade que quer bem ao nosso futebol, a imprensa, os clubes, a própria CBF, as federações, que se juntem e exijam imediatamente a profissionalização da arbitragem, com investigações de todas as séries do futebol brasileiro, para apurar se eventuais erros que estão acontecendo são erros”, finalizou.
AGENDA
Após ter retornado ao caminho dos empates pelo Brasileirão, o Santos precisará desviar suas atenções da Série A do Campeonato Brasileiro para focar em sua campanha na Copa do Brasil, competição pela qual enfrentará o Corinthians, na próxima quarta-feira (22), às 21h30, na NeoQuímica Arena, em partida válida pelo jogo de ida das oitavas de final.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.