O ex-presidente, Marcelo Teixeira, que comandou o clube entre entre 1991 e 1993 e, depois, entre 2000 e 2009, revelou que durante o seu período como mandatário do Santos, tentou aposentar a ‘camisa 10’ do clube santista, mas encontrou resistência por parte de Pelé.
“Eu conversei com o Pelé. Nós tínhamos um projeto de marketing para aposentar a camisa 10 [do Santos]. E ele me disse: ‘Eu não gostaria que a camisa 10 fosse aposentada porque eu tenho receio que se esqueçam da mística da camisa 10 e se esqueçam do meu nome’”, disse Marcelo Teixeira em entrevista à UOL Esporte.
“Quando ele me disse isso, por mais que alguns do marketing quisessem me convencer, eu mesmo comecei a pesquisar, avaliar, analisar os fatos, comparar com o que acontece na NBA, outros esportes, outra cultura – que não é a do nosso país”, analisou.
O ex-presidente também sugeriu que a camisa 10 do Santos continue sendo utilizada, mas que seja destacada de alguma forma para que a lembrança do Rei Pelé fique sempre em evidência.
“Acho que a camisa 10 nós deveríamos fazer de alguma maneira para ser diferenciada. Colocar, como o presidente Andrés Rueda propôs com sua diretoria, a coroa, que já teremos a partir de 2023, na camisa oficial do Santos, representando o Rei Pelé. Acho que a camisa 10 pode ser em uma cor dourada, uma série de situações que a diferencie”, sugeriu Marcelo Teixeira.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.