A semana foi de anúncio feito pela Fifa de novas regras para contratações de jogadores. A mudança começa a valer a partir de julho e deve afetar diversos clubes do mundo, entre eles o Santos.
A ideia da entidade é ter um maior controle do mercado, especialmente do europeu, para que clubes com grande poder financeiro não contratem jogadores sem a intenção de realmente utilizá-los. As mudanças eram para acontecer em 2020, mas foram adiadas por conta da pandemia de Covid-19.
Confira as mudanças
Empréstimos de atletas para outros clubes serão limitados a até um ano.
Estarão proibidos os sub-empréstimos, ou seja, um clube que estiver com um jogador emprestado de outro não poderá repassá-lo a um terceiro.
Nenhuma equipe poderá emprestar mais de três atletas para um único time.
Nenhuma equipe poderá ter no elenco mais de três atletas emprestados de um único time.
A partir a temporada 2022/2023, somente 8 atletas poderão ir ou vir como empréstimo por equipe. Na temporada 2023/2024, esse número passará a ser de 7. A partir de julho de 2024, será um máximo de 6 atletas.
As mudanças da Fifa vão atingir especialmente grandes clubes europeus. O Chelsea, por exemplo, tem 22 atletas emprestados a outros clubes. O Manchester United tem 15 na mesma situação.
A exceção à regra se aplica aos atletas com menos de 21 anos e os formados nas categorias de base. As federações terão três anos para adotarem as medidas.
Santos tem cinco emprestados no elenco
No atual elenco santista são cinco jogadores que chegaram por empréstimos. Vinícius Zanocelo (Ferroviária), Bruno Oliveira (Caldense), Augusto Galván (Real Madrid), Marcos Guilherme (Internacional) e Matías Lacava (Puerto Cabello).
Entre os jogadores do Santos que estão emprestados atualmente estão: Wagner Palha (Fortaleza), Lucas Lourenço (Londrina), Raniel (Vasco da Gama), Romário (Operário Ferroviário), Alex Nascimento (Famalicão) e Anderson Ceará (Maringá). Nomes como Guilherme Nunes, Tailson, Ivonei e Renyer ainda podem ser emprestados.
Outros dois jogadores que deixaram o Peixe recentemente também tinham chegado por empréstimos, casos de Danilo Boza e Moraes. A principal tática da gestão Andres Rueda para contratações tem sido a busca de empréstimos com opções de compra.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.