Santos e Goiás se enfrentaram neste domingo (15), no Estádio da Serrinha, em partida válida pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação ofensivamente produtiva, o Peixe não foi capaz de superar as decisões da arbitragem que alteraram o curso da partida e se viu derrotado pelo placar magro de 1×0, com gol de Elvis. Com a derrota, a equipe comandada por Fabián Bustos se estabeleceu na quinta colocação da tabela, ostentando 10 pontos.
Santos acumula revés em partida marcada por pênalti e gol anulado
MELHORES MOMENTOS
PRIMEIRO TEMPO
O duelo que tomou conta da noite goiana se iniciou de forma movimentada, com ambas as equipes determinadas a ditarem o ritmo do jogo e buscarem se estabelecer em seu campo de ataque. Diante do volume ofensivo apresentado, quem conseguiu a primeira finalização foram os visitantes, através do goleador Marcos Leonardo, que viu sua finalização de cabeça subir muito e passar por cima do travessão. Logo em seguida, foi a vez dos donos da casa responderem com Dadá Belmonte, que capitalizou diante de um erro da defesa santista e foi travado, de última hora, por Maicon.
Após o início agressivo das equipes, quem adotou o protagonismo do duelo foi o Goiás, que passou a pressionar a saída de bola do Alvinegro Praiano, assim incapacitando ataques adversários e, consequentemente, produzindo chances perigosas. Foi desta forma que, aos 16′, Apodi recebeu uma bola dentro da área e, ao driblar Velázquez, se viu derrubado pelo zagueiro estrangeiro. Após revisão do VAR, a penalidade foi confirmada e, assim, o Esmeraldino inaugurou o placar através dos pés de Elvis.
O gol aparentou ter causado uma inversão de papéis no roteiro da partida. Até então mais temerário diante das oportunidades criadas pelo adversário, o Santos passou a aproveitar a posse de bola para avançar em seu campo de ataque e aumentar seu ímpeto ofensivo. Lucas Pires foi o primeiro a exigir uma boa defesa do goleiro Tadeu, com o rebote sendo desperdiçado por Zanocelo; logo em seguida, o arqueiro esmeraldino novamente precisou ser exigido, desta vez por conta de um chute de Zanocelo, de fora da área.
Antes mesmo do apito final, os donos da casa ainda se viram com uma oportunidade de aumentar sua vantagem; aos 42′, Apodi se viu livre para disparar pelo canto do campo e finalizar com perigo em direção à meta de João Paulo, exigindo um movimento de contenção do goleiro.
SEGUNDO TEMPO
Se iniciando da mesma forma em relação ao primeiro tempo, os 45′ finais já contaram com uma finalização perigosa logo em seu primeiro minuto. Após cobrança de falta, Caetano subiu mais do que a defesa santista e cabeceou em direção ao gol, fazendo com que João Paulo protagonizasse uma bela defesa para impedir a ampliação da vantagem esmeraldina. Após o primeiro susto, o Santos buscou controlar o ritmo do duelo, cadenciando as jogadas e, desta forma, estudando os espaços que poderia explorar na zaga advbersária.
O primeiro momento de perigo do Peixe surgiu aos 13′, quando Lucas Pires contou com o desvio da defesa do Goiás em uma cobrança de escanteio para ver a bola carimbando a trave de Tadeu, porém não alterando o placar da noite. O lance aparentou ser o catalisador de mudanças no duelo, já que, após o susto, Fabián Bustos realizou diversas substituições em sua equipe, visando o melhor aproveitamento do setor ofensivo.
Finalmente encarando momentos de calmaria, o Santos voltou a ser o protagonista de um lance decisivo somente no 32º minuto; após se ver diante de uma sobra de bola na área e sem a cobertura do goleiro na meta esmeraldina, Bryan Angulo somente se deu o trabalho de empurrar a redonda no gol, mas precisou ver seu tento anulado por conta de um impedimento assinalado pela arbitragem.
A temperatura do jogo aparentou se elevar após o lance, fator que transformou os minutos finais do duelo em uma série de chances perigosas. Fellipe Bastos foi o protagonista do primeiro lance, aos 41′, quando foi capaz de finalizar de fora da área e exigir outra boa defesa de João Paulo; já aos 48′, Bastos se viu envolvido em mais uma chance perigosa, quando forneceu um bom passe para Juan Pablo, que chutou forte, mas só pôde observar enquanto a bola se encaminhou para a linha de fundo. Por fim, Pirani ainda arriscou uma finalização aos 49′, mas não se viu capaz de acertar o alvo, assim consolidando a derrota santista.
FICHA TÉCNICA
Goiás 1 x 0 Santos
Estádio: Serrinha, Goiânia, Goiás
Gols: Elvis (GOI – 16’/1T)
Goiás: Tadeu, Da Silva, Sidimar, Caetano, Caio (Auremir), Matheus Sales, Apodi (Maguinho), Elvis (Felipe Bastos), Diego, Dada Belmonte e Pedro Raul (Nicolas).
Santos: João Paulo; Madson; Maicon; Velázquez; Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Pirani); Zanocelo (Sandry); Angulo; Baptistão (Ricardo Goulart); Marcos Leonardo (Rwan); Jhojan Julio (Lucas Braga).
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.