Invencível! Santos defende marca positiva dentro da Vila Belmiro diante do Unión La Calera

Vila Belmiro Santos
Foto: Reprodução/Twitter/Santos

Após ter acumulado um resultado ruim pela competição nacional, o Santos se vê na iminência de seu próximo duelo na Copa Sul-Americana, diante do Unión La Calera, em casa, nesta quarta-feira (18), às 21h30. O duelo não só ficará marcado pela oportunidade do Peixe já encaminhar sua classificação à próxima fase, mas também por conta de uma marca positiva duradoura que a equipe da casa tentará manter, que se remete às ocasiões em que o Alvinegro disputou partidas dentro de casa contra adversários chilenos.

Time alternativo! Santos entrará em campo sem a maioria de seus titulares e veterano pode ganhar chance

Diante do Unión La Calera, o Santos defenderá a impressionante marca de nunca ter sido derrotado por um clube chileno dentro de seus domínios, tendo triunfado em todas as ocasiões em que teve oportunidade de enfrentar uma equipe do país litorâneo. Ao todo, foram cinco partidas contra adversários do Chile, com o Peixe ostentando 100% de aproveitamento e tendo marcado dez gols, contra somente dois de seus adversários.

O recorde se iniciou na longínqua Copa Libertadores de 1962, quando a geração de ouro do Alvinegro Praiano recebeu o Universidad Católica em plena Vila Belmiro, se sagrando vitorioso pelo placar magro de 1×0, com gol de Zito. O triunfo ajudaria o Santos a conquistar uma vaga na final da competição, diante do Peñarol, ocasião que coroou o clube – pela primeira vez – como campeão da América.

Santos 1962
Foto: Reprodução / Semprepeixe.com.br

A próxima oportunidade do Alvinegro de enfrentar um clube oriundo do Chile foi presenciada somente três anos depois, na fase de grupos da Copa Libertadores de 1965. Na ocasião, o Peixe recebeu o Universidad do Chile, em pleno Pacaembu, onde novamente venceu pelo placar magro de 1×0, desta vez como gol decisivo sendo de Pelé. A vitória auxiliou o clube da Baixada Santista a progredir na fase de grupos, porém sua caminhada no torneio logo se encerrou em seguida, nas semifinais, diante do Peñarol.

Observando um hiato de 40 anos nos duelos da lista, o Santos só voltou a enfrentar um clube chileno por uma competição continental no ano de 2005, novamente se vendo diante da Universidad do Chile. Em plena Vila Belmiro, Robinho se consolidou como o nome do duelo, marcando dois gols e ajudando o Alvinegro a construir um triunfo pelo placar de 3×0. Seis anos depois, foi a vez do Peixe composto por Neymar e companhia a defenderem a marca dentro de casa, diante do Colo-Colo; em uma partida marcada por polêmicas e expulsões, os donos da casa venceram o duelo por 3×2, com gols de Elano, Danilo e Neymar, na única ocasião em que a equipe da Baixada se viu vazada neste histórico de confrontos.

Por fim, o mais recente registro da sequência se consolidou um ano depois, na temporada de 2012. Em partida válida pela Recopa Sul-Americana, o Santos novamente se viu diante da Universidad do Chile, sendo capaz de triunfar em pleno Pacaembu pelo placar de 2×0, com gols de Bruno Rodrigo e Neymar.

AGENDA

Após acumular um resultado frustrante no campeonato nacional, o Santos volta suas atenções à disputa da Copa Sul-Americana, torneio pelo qual já poderá encaminhar sua classificação à fase de mata-mata ao enfrentar o Unión La Calera, na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira (18), às 21h30.