Jogos Santos FC: Ex-camisa 10 retorna à Vila Belmiro pela primeira vez após negociação polêmica
Jogos Santos FC: O Santos terá um reencontro especial neste domingo (31), às 16h, na Vila Belmiro, diante do Fluminense, pela 22ª rodada do Brasileirão. Do outro lado estará Yeferson Soteldo, meia-atacante venezuelano que deixou o clube em junho e agora defende o Tricolor carioca.
O jogador havia retornado ao Peixe no início de 2025, após passagem emprestada pelo Grêmio, mas não conseguiu repetir o bom desempenho do passado. Entre Campeonato Paulista e Brasileirão, disputou 17 partidas, sofreu com lesões musculares e deu apenas duas assistências. Sua volta, inclusive, dividiu opiniões na diretoria e gerou protestos da Torcida Jovem, maior organizada do clube.

Contratado em 2019 junto ao Huachipato, do Chile, Soteldo viveu grande fase até 2021, mas acumulou episódios de indisciplina e problemas financeiros. O Santos comprou 50% de seus direitos, mas não quitou a dívida com os chilenos, o que resultou em transfer ban. Em seguida, foi vendido ao Toronto FC, do Canadá, por US$ 6 milhões, mas o valor foi direcionado ao Huachipato para zerar pendências.
Sem se firmar no futebol canadense, o venezuelano assinou com o Tigres, do México, mas também não brilhou. Em 2022, voltou ao Santos por empréstimo e enfrentou seguidas lesões, suspensões e até afastamento. Mesmo reintegrado sob comando de Marcelo Fernandes, participou da campanha do rebaixamento para a Série B, manchando sua segunda passagem.
Em 2024, jogou no Grêmio antes de ser novamente negociado. A saída definitiva ocorreu após o Santos vender o zagueiro Joaquim ao Tigres, abatendo a dívida pela compra em definitivo do venezuelano. Agora, vestido com a camisa do Fluminense, Soteldo retorna à Vila Belmiro em um reencontro cercado de expectativa, tensão e simbolismo para a torcida alvinegra.

Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.