Mais de um ano! Confira a última vez que o Santos triunfou fora do Brasil

Ângelo Santos
Foto: Divulgação/Conmebol

Buscando esquecer seu atuação ruim no último duelo que disputou pelo torneio, o Santos se encontra na iminência de disputar seu quarto embate na Copa Sul-Americana nesta quinta-feira (5), às 21h30, diante do Universidad Católica de Quito, do Equador, no Estádio Olímpico Atahualpa. Determinado a melhorar sua campanha na competição continental, o Peixe precisará quebrar uma sequência negativa de partidas fora do Brasil, a qual já dura mais de um ano. Confira, a seguir, a última ocasião em que o Alvinegro venceu fora do país.

Força total! Santos só depende de si para avançar na Sul-Americana; confira os possíveis cenários

Disputando a terceira fase eliminatória da Copa Libertadores da América, após ter superado o Deportivo Lara na eliminatória anterior, o Alvinegro se viu diante da difícil tarefa de despachar o tradicional San Lorenzo, da Argentina, em um embate que envolveu partidas de ida e volta. No duelo de ida, sediado no Estádio Nuevo Gasómetro, a equipe comandada por Ariel Holan foi capaz de garantir um triunfo maiúsculo pelo placar de 3×1, com gols de Lucas Braga, Marinho e Ângelo.

A vantagem se mostrou de bom tamanho para facilitar a vida do Santos na partida de volta, ocasião em que o clube empatou pelo placar de 2×2, em Brasília, com gols de Marcos Leonardo e Pará, assim garantindo seu ingresso para a fase de grupos do mais prestigiado torneio continental da América do Sul. A satisfação por ter superado a fase de classificação, porém, logo deu lugar à tensão e desespero, já que o triunfo na Argentina no dia 6 de abril de 2021 se mostrou como a última partida em que o Peixe conseguiria vencer fora do Brasil.

Santos San Lorenzo
Foto: Arquivo/JM Online

Uma vez na fase de grupos da Libertadores, o Santos se mostrou com dificuldades para atuar fora de casa, assim registrando derrotas nas três oportunidades em que se apresentou longe do território nacional; diante do Boca Juniors, acumulou um revés por 2×0, contra o The Strongest, em plena altitude da Bolívia, foi superado por 2×1, e frente ao Barcelona de Guayaquil, do Equador, sofreu sua pior derrota, por 3×1. Os resultados ruins se mostraram danosos à campanha do clube na competição, que mesmo com um triunfo por 5×0 diante de seu rival boliviano e uma vitória diante do Boca – ambas em casa -, se encerrou com um terceiro lugar no grupo.

Mesmo se vendo em meio a uma campanha decepcionante na Libertadores, o Santos ainda foi capaz de garantir uma vaga na fase de mata-mata da Copa Sul-Americana, competição que ainda ofereceria uma chance do Alvinegro conquistar alguma glória na temporada. Apesar de melhorar seu recorde fora de casa com um empate diante do Independiente, da Argentina, por 1×1 – resultado que ajudou o clube a se classificar para as quartas de final -, o Peixe se viu novamente no lado derrotado diante do Libertad, do Paraguai, quando acumulou um revés, fora de casa, pelo placar magro de 1×0, assim concretizando sua eliminação da competição.

Novamente estando diante de chances de quebrar esta sequência negativa de jogos fora de casa na temporada de 2022, o Santos ainda não se viu capaz de apresentar atuações sólidas fora de seus domínios e, assim, ainda não acumulou um triunfo longe do Brasil desde o duelo contra o San Lorenzo. Nesta edição da Copa Sul-Americana, os comandados de Bustos se locomoveram até a Argentina para enfrentarem o Banfield, partida que se encerrou pelo placar de 1×0 para os donos da casa, e até o Chile, para protagonizarem um empate por 1×1 diante do Unión La Calera.

AGENDA

Abalado pela derrota em seu primeiro clássico válido pela Série A, o Santos precisará resgatar a moral de seu elenco rapidamente, já que, na próxima quinta-feira (5), às 21h30, enfrentará o Universidad Católica de Quito, no Estádio Olímpico Atahualpa, em partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.