Mais um jogador testa positivo e Santos liga alerta para estreia

A quarta-feira marcou o afastamento de mais um jogador do Santos por conta da Covid-19. O lateral-esquerdo Felipe Jonatan testou positivo ao se apresentar para o treinamento, foi mandado para casa e entrou em isolamento.

Felipe Jonatan está no Santos desde 2019
Lateral está jogando no meio de campo (Foto: Ivan Storti/SantosFC)

No começo da semana, Kaiky e Bruno Marques foram diagnosticados com o vírus. Além dos três, o elenco santista tem outros quatro jogadores afastados por conta da Covid. Estão em isolamento: Vinícius Balieiro, Kevin Malthus, Cleber Reis e Robson Reis.

O Peixe tem sofrido com casos de Covid desde o início. Desde a reapresentação já ficaram afastados: Marinho, Léo Baptistão, Carlos Sánchez, Vinícius Zanocelo, Sandry, Ângelo e Luiz Felipe.

O grande número de casos positivos para a Covid desde o retorno das atividades liga um grande sinal de alerta no Santos. Quem testar positivo daqui para frente deve ser desfalque na estreia no Campeonato Paulista.

Santos deve ter problemas para estreia

Com Robson Reis e Kaiky afastados por Covid, o técnico Fábio Carille deve ter problemas na zaga já para o jogo contra a Inter de Limeira. O planejamento é não forçar um retorno dos dois antes que estejam 100%, o que limita as opções para o setor.

Carille tem somente outros três defensores para montar o time, que deve ser mantido com três zagueiros. As opções são Luiz Felipe, Emiliano Velázquez e Eduardo Bauermann. Jovens da base devem ser chamados para completar o elenco.

Felipe Jonatan também vira um problema. O jogador é o único lateral-esquerdo de ofício do elenco e também era opção para jogar como um dos homens de meio de campo.

Infectologista falou sobre planejamento do Santos

Seguindo os rigorosos protocolos de saúde e sob supervisão do infectologista do clube, Evaldo Stanislau, todos os jogadores e membros da comissão técnica realizaram os testes de Covid-19 de dentro dos seus carros em um ‘drive-thru de testagem rápida’ montado no estacionamento do CT, respeitando o distanciamento social.

“O mundo inteiro está passando por uma nova explosão de casos de Covid. Por isso, a nossa ideia é criar um ambiente de segurança máxima e risco mínimo. No período da manhã, os membros da comissão técnica fizeram os testes de antígeno no drive-thru. Já durante a tarde foram os atletas. E apenas quem testou negativo foi liberado para entrar no CT” afirmou o infectologista Evaldo Stanislau.

Segundo ele, a variante Ômicron tem menos gravidade, mas é transmitida com mais facilidade. Por conta disso, serão realizados testes diariamente na chegada ao treino.

“Os atletas também já estão, em sua maioria, com todas as doses de vacina em dia. Alguns estão até chegando no momento de tomar a terceira dose. Por fim, todos que testarem positivo serão acompanhados de perto para retornarem com sua saúde em dia e aptos fisicamente para exercerem suas funções”, ressaltou o médico.