Mercado do Santos: Luxa de volta ao Peixe? Treinador revela convite; entenda

Mercado do Santos: Sem comandar um time desde 2023, Vanderlei Luxemburgo revelou que esteve muito próximo de retornar ao Santos em abril deste ano. O convite, segundo ele, partiu diretamente do presidente Marcelo Teixeira, mas não houve acordo por divergências em relação ao modelo de trabalho.

Em entrevista ao canal do ex-jogador Müller, Luxemburgo contou que gostaria de ter controle total do departamento de futebol, atuando como treinador e também como “head coach”, função que centralizaria todas as decisões esportivas do clube.

— Voltaria de imediato. Desde que fosse como eu propus ao Marcelo Teixeira quando ele me convidou. Quero ser o técnico e também o responsável por todo o departamento. Me dedicar 24 horas por dia para mostrar que o treinador brasileiro tem qualidade. Não é só treinar o time, é cuidar de toda a estrutura — afirmou Luxa.

Foto: Divulgação/Santos - Mercado do Santos
Foto: Divulgação/Santos – Mercado do Santos

Mercado do Santos: CEO no dia a dia foi entrave

Segundo o treinador, a presença do então CEO Pedro Martins no dia a dia do Peixe inviabilizou o avanço das conversas. Luxemburgo disse que não desejava trabalhar com um diretor executivo e acredita que essa foi a razão para Marcelo Teixeira não efetivar sua contratação.

— O diretor executivo do clube é filho do presidente do PT. Eu não precisava de diretor. Acho que ele não me contratou por causa disso — completou.

Foto: Marcos Ribolli

Mercado do Santos: Histórico no Santos

A relação de Luxemburgo com o Peixe é marcada por conquistas. Ao longo de suas quatro passagens (1997, 2004, 2006–2007 e 2009), ele conquistou:

  • Campeonato Brasileiro (2004)
  • Bicampeonato Paulista (2006 e 2007)
  • Torneio Rio-São Paulo (1997)

Na atual gestão de Marcelo Teixeira, o Santos já teve três treinadores: Fábio Carille (2024), Pedro Caixinha (Paulistão e início do Brasileirão 2025) e Cleber Xavier, que comanda a equipe atualmente.