No dia 6 de novembro deve acontecer uma Assembleia Geral de sócios do Santos para a votação de aprovação do novo Estatuto Social do clube santista. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo, mas precisa da anuência da maioria dos associados.
Uma das principais mudanças é a possibilidade de o Peixe virar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O atual documento não permite.
O “Parágrafo terceiro” da página 9 do novo Estatuto Social que o clube pode “constituir sociedade, de qualquer tipo, ou deter participação societária em sociedade que tenha como objeto a prática esportiva profissional”. Desta forma, a proposta necessitaria de uma aprovação de pelo menos dois terços dos sócios.
No “Parágrafo quinto”, o documento prevê que o Comitê de Gestão seja o responsável por solicitar ao Conselho Deliberativo autorização para transformar o clube em SAF e também caberá ao CG que aumente ou diminua a participação do Santos na SAF.
Outras mudanças no Estatuto Social
Comitê de Gestão: Comitê de Gestão, que hoje é composto por nove membros (presidente, vice e outros sete dirigentes não remunerados), teria apenas cinco (presidente, vice e outros três membros).
Votação para sócios: Atualmente um sócio pode votar nas eleições e em assembleias a partir de um ano de associação, o novo Estatuto prevê que o tempo mínimo seja de três anos. Essa alteração, porém, não afetaria as eleições presidenciais de 2023.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.