Polêmica! Jornalista debocha do Santos e gera repercussões na mídia e entre clubes da Série A

Juca Santos
Foto: Reprodução/UOL Esporte

Buscando se recuperar do retorno aos gramados desastroso no meio de semana, o Santos não foi capaz de iniciar com o pé direito sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. Em um jogo morno, o Peixe dividiu os pontos com o Fluminense, no Maracanã, pelo placar inalterado de 0x0, atuação que foi alvo de comentários debochados do jornalista Juca Kfouri, fato que gerou repercussões na internet.

Em casa! Santos aproveitará sequência de partidas na Vila Belmiro após “maratona” como visitante

Logo após a finalização da partida entre o Tricolor das Laranjeiras e os comandados de Fabián Bustos, Kfouri postou uma análise do duelo em seu blog pessoal no portal UOL Esporte, texto que evidenciou o teor debochado e irônico do jornalista ao se referir ao Santos, equipe que chamou de “Ninguém FC”. “Fluminense jogou melhor no Maracanã, com 22 mil torcedores, do começo ao fim. Ninguém FC não chutou uma vez sequer na etapa final, depois de apenas três arremates na inicial (…) Ah, o Ninguém FC já foi chamado de Santos FC. E ganhou ponto fora de casa (…)”, escreveu.

Os comentários geraram controvérsia nas redes sociais, mobilizando desde jornalistas até os próprios clubes da Série A a se manifestarem acerca do ocorrido. Adotando um posicionamento oficial, o Alvinegro Praiano postou uma nota de repúdio ao artigo publicado, exigindo do UOL uma resposta pelas ações do jornalista.

“O Santos FC rechaça veementemente o texto publicado neste sábado (9) pelo senhor Juca Kfouri no portal UOL – Fluminense 0 x Ninguém FC 0, e exige um posicionamento formal do portal que abriga essa coluna, com retratação e pedido de desculpas, caso contrário fica determinado que os profissionais do UOL não serão mais atendidos pelo Clube, até que as devidas providências sejam tomadas”, informou o clube.

Juca Santos
Foto: Arquivo Pessoal

A nota oficial foi abraçada por diversos clubes da Série A, que demonstraram seu posicionamento e apoio ao clube da Baixada Santista através das redes sociais.”O Athletico se solidariza com o Santos repudia a forma debochada e irônica com a qual o jornalista Juca Kfouri referiu-se ao clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e não se pode confundir liberdade de expressão com desrespeito”, publicou o Atheltico-PR. Além do clube paranaense, Atlético-MG, Atlético-GO, Avaí, Cuiabá, Juventude, Fortlaeza e Fluminense foram algumas das outras instituições que demonstraram seu apoio.

O texto também não passou impune entre colegas de profissão de Juca. Milton Neves e Rica Perrone foram alguns dos comunicadores que demonstraram seu desprazer em relação aos comentários de Kfouri. “2 mundiais, 3 Libertadores, 8 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 5 Rio – SP, 22 Paulistas. Pelé, Neymar, Robinho, Pepe, Edu, Zito, Didi, Pita, Coutinho… O jornalismo esportivo brasileiro precisa buscar comentaristas estrangeiros? #paz”, publicou Perrone em seu Twitter pessoal.

AGENDA

Buscando esquecer sua estreia ruim pelo torneio continental, o Santos volta a disputar uma partida pela Copa Sul-Americana, válida pela segunda rodada da fase de grupos, mas desta vez em plena Vila Belmiro, diante do Universidad Católica do Equador, na próxima quarta-feira (14), às 19h15.