Polêmica! Proibição do Santos à portal de notícias gera reações mistas de jornalistas e internautas

Foto: Torcida Jovem do Santos

Santos e Universidad Católica de Quito se enfrentaram nesta quarta-feira (13), na Vila Belmiro, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apesar do Peixe apresentar uma atuação resiliente e protagonizar uma partida recheada de emoções, as atenções da noite ficaram voltadas a uma polêmica relacionada à proibição que oclube impôs diante da presença de um portal de notícias na Vila Belmiro, situação que gerou diversos comentários nas redes sociais por parte de jornalistas e internautas.

Não gostou! Técnico do Santos comenta sobre atuação de veterano do elenco na Sul-Americana

O imbróglio entre Santos e o portal UOL surgiu no último final de semana, após um texto publicado pelo jornalista Juca Kfouri em seu blog pessoal, que faz parte do conteúdo relacionado ao site de notícias. Logo após a finalização da partida entre o Tricolor das Laranjeiras e os comandados de Fabián Bustos, Kfouri postou uma análise do duelo em um texto que evidenciou o teor debochado e irônico do jornalista ao se referir ao Alvinegro Praiano, equipe que chamou de “Ninguém FC”. “Fluminense jogou melhor no Maracanã, com 22 mil torcedores, do começo ao fim. Ninguém FC não chutou uma vez sequer na etapa final, depois de apenas três arremates na inicial (…) Ah, o Ninguém FC já foi chamado de Santos FC. E ganhou ponto fora de casa (…)”, escreveu.

Os comentários geraram controvérsia nas redes sociais, mobilizando desde jornalistas até os próprios clubes da Série A a se manifestarem acerca do ocorrido. Adotando um posicionamento oficial, o Alvinegro Praiano postou uma nota de repúdio ao artigo publicado, exigindo do UOL uma resposta pelas ações do jornalista.

Juca Santos
Foto: Arquivo Pessoal

Porém, ao não receber nenhum tipo de resposta do portal e, muito menos, presenciar alguma atitude do mesmo em relação ao comunicador que escreve em seu espaço online, a diretoria santista tomou a decisão de banir a presença de representantes do site da partida entre o Peixe e a Universidad Católica de Quito, válida pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. A medida gerou diversas repercussões nas redes sociais.

“Acho o presidente Rueda um ótimo dirigente, mas nessa foi MUITO mal! Atitude minúscula do Santos. Não condiz com a grandeza do clube! Lamentável!”, escreveu o jornalista João Paulo Cappellanes. “Me avisem quando encontrarem alguma culpa nos profissionais que iriam à Vila e agora estarão impedidos. Me avisem aí…”, reagiu o repórter Vessoni. “O Santos se enfurece com a opinião de um blogueiro (com boa dose de razão), mas pune o jornalista que cobre o clube todos os dias do ano, e nesse caso há muitos anos? Atitude burra, incompreensível, injusta e ditatorial.”, pontuou o comunicador Tiago Salazar.

Enquanto grande parte dos membros da imprensa se posicionaram de forma contrária à decisão do Santos, diversos internautas apoiaram a proibição. “A atitude pode ter sido burra, incompreensível, injusta e ditatorial, mas se fez necessária. A falta de respeito não pode ser ignorada, os jornalistas acham q estão acima de tudo, podem tudo e não devem ser recriminados pq são intocáveis. Inaceitável a falta de respeito”, “Errado ta o Juca em ofender o Santos e a UOL por não se pronunciar. Atitude correta do Santos!”, escreveram alguns internautas.

Na última segunda-feira (11), ao participar da live do programa Posse de bola, do portal UOL Esporte, Kfouri se referiu à mobilização gerada contra suas palavras e se recusou a pedir desculpas ao clube pelo ocorrido. “Estamos com uma audiência extraordinária à espera de um pedido de desculpas que não virá. Porque, eu não sou imbecil a ponto de desfazer da história do Santos, que é dos times que mais gostei de ver na minha vida”, disse.

AGENDA

Com a moral renovada após uma virada heroica pela Copa Sul-Americana, o Santos volta a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, em partida válida pela segunda rodada da competição, mas desta vez em plena Vila Belmiro, diante do Coritiba, no próximo domingo (17), às 11h.