Preocupado com Covid, Santos estabelece protocolo para volta aos treinos

O Santos esclarece que vem adotando medidas preventivas contra o aumento de casos de Covid-19. Os funcionários do Clube, tanto na Vila Belmiro, quanto no Centro de Treinamentos Rei Pelé, estão sendo testados e quem apresenta resultado positivo imediatamente é liberado para isolamento. Alguns setores já adotaram o home office.

Santos já tem casos de Covid
Santos já tem casos de Covid

O clube também vem acompanhando todos os atletas de férias. Em caso de testagem positiva, o atleta já recebe orientação e acompanhamento médico do Clube. Entre os que testaram positivo estão Vinicius Zanocelo, Marinho, Carlos Sánchez e, mais recentemente, Léo Baptistão, que chegou a voltar a treinar antecipadamente, mas já está isolado. Nesta sexta-feira, Emiliano Velazquez se apresentou, fez teste e já treinou.

No domingo, o elenco profissional se reapresenta para a pré-temporada e o clube, sob orientação do médico infectologista Evaldo Stanislau, consultor para esse assunto, adotou um plano de ações contra a Covid-19, com recomendações aos profissionais.

As informações têm como objetivo a implementação de medidas de proteção e um protocolo a ser seguido no retorno aos treinamentos. O clube recomentou que todos os atletas e demais profissionais realizem teste de Covid antes da apresentação.

Ao chegarem ao CT Rei Pelé, todos farão teste de Covid e existe a orientação do distanciamento, até que os resultados sejam analisados. Será obrigatório o uso de máscaras. Todos os funcionários que trabalharem presencialmente, no CT e na Vila Belmiro, serão testados a cada 48 horas. Já jogadores, comissão técnica e profissionais da área de saúde farão testes diariamente. Visitantes e prestadores de serviços também terão de fazer teste.

Acompanhe os casos dos atletas
– Vinicius Zanocelo: realiza o teste domingo (9). Em caso negativo, inicia as atividades, pois já terá cumprido os 10 dias de isolamento.
– Carlos Sánchez: realiza exame hoje (sexta-feira) e em caso de negativo, inicia as atividades no domingo. Já terá cumprido o prazo de isolamento.
– Marinho: retorno previsto para dia 14 (prazo do isolamento). Realiza teste no retorno e dando negativo será reinserido ao grupo.
– Baptistão: apresentação prevista para dia 15 (terá respeitado o prazo de isolamento). Realiza teste e dando negativo será reinserido ao grupo.

Santos também tem casos na Copinha

O zagueiro Leonardo Zabala testou positivo para a Covid-19 em teste de rotina realizado antes do jogo desta quinta-feira (7), diante do Rondoniense, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Prontamente, ele e seu colega de quarto (Kaio Henrique, que testou negativo) foram isolados do restante da delegação.

Zabala já voltou a Santos, onde será acompanhado diariamente pelo Departamento Médico do Clube. Para seu lugar, o técnico Elder Campos chamou o zagueiro Thiago Balieiro, que chegou nesta sexta-feira (7) a Araraquara e já se juntou ao restante do grupo. Por precaução, Kaio Henrique segue isolado da delegação e realizará novo teste neste sábado (8).