Punição do STJD ao Santos será válida para jogos como mandante e visitante; entenda

Nesta quinta-feira (22), o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) determinou que o Santos será punido de forma preventiva – com validade para 30 dias ou até a realização do julgamento – com a ausência de torcedores santistas em jogos como mandante e visitante. A punição também é válida para o futebol feminino.

O Santos poderá atuar na Vila Belmiro durante o período, porém, sem a presença de torcedores.

A punição foi motivada após o arremesso de bombas e artefatos pirotécnicos no gramado da Vila Belmiro aos 41′ do segundo tempo. O ato foi denunciado pelo procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, e relatado em súmula pelo árbitro Leandro Vuaden.

“O clube deve prover segurança para trabalhadores, imprensa, todos. Isso é importante porque não podemos ter questões, mesmo no lado de fora do estádio. Inclusive, para o futebol feminino. Não podemos correr risco. O futebol não pode correr risco de uma manifestação tão ruim quanto essa que houve ontem. Existem outras formas democráticas e sociais de se manifestar”, disse José Perdiz, presidente do STJD.

Nota do Santos FC na íntegra sobre a punição preventiva do STJD:
Por determinação do STJD, Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Santos FC jogará sem torcida (portões fechados), inclusive como visitante, e em todas as categorias, por 30 dias ou até o efetivo julgamento. A medida, devido aos fatos ocorridos na partida de quarta-feira (21), contra o Corinthians, já entrará em vigor no próximo domingo (25), nos jogos contra o Flamengo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro e pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro Feminino.