Racismo e bombas: Conmebol estuda punições para Santos e Newell’s

A quinta rodada da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana pode fazer com que Santos e Newell’s Old Boys sejam punidos por atitudes de parte de suas torcidas.

A Conmebol está investigando as denúncias de casos de racismo da torcida argentina e também analisando as imagens das bombas que foram atiradas por alguns torcedores santistas dentro do gramado da Vila Belmiro.

A entidade solicitou imagens para levar à julgamento no tribunal para avaliar possíveis punições. A expectativa é de que até o final desta semana a Conmebol tenha um posicionamento após abrir um expediente disciplinar sobre os dois casos citados.

Caso seja punido, o Peixe pode receber uma multa de 3 mil dólares (cerca de R$ 15 mil) por bombas arremessadas ao final da partida dentro do campo de jogo.

Já o Newell’s deve ser denunciado no Código Disciplinar da Conmebol que prevê punição “cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio” . A multa pode ser de 100 mil dólares (cerca de R$ 500 mil) e em caso de reincidência a multa sobe para 400 mil dólares.