O atacante Rafael Freitas está cada vez mais próximo de dar um novo passo em sua recuperação. O jovem centroavante do Santos finaliza nesta semana o período de fisioterapia e deve iniciar a fase de transição ao gramado nos próximos dias.
O jogador, de 20 anos, sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito durante a goleada do Sub-20 santista sobre o São Paulo por 4 a 2, em Cotia, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da categoria, no dia 27 de março. Na ocasião, Rafael iniciou como titular, mas deixou o campo aos 20 minutos do primeiro tempo após virar o joelho em um lance dentro da área adversária.
Após passar por cirurgia no início de abril, o atacante está prestes a completar o sexto mês de recuperação e deve levar cerca de três meses até estar completamente apto para voltar a atuar. Com isso, o retorno aos gramados deve acontecer somente em 2026, já que o Santos avalia não inscrevê-lo na Copa São Paulo de Futebol Júnior — competição na qual ele completaria sua última participação possível por idade.
Fonte: Diário do Peixe

Confiança do Santos e futuro garantido até 2026
Mesmo lesionado, Rafael Freitas segue nos planos do Peixe. Emprestado pelo Guarani, o vínculo inicial terminaria em 31 de julho deste ano, mas o clube prorrogou o contrato até julho de 2026. O Santos, inclusive, projeta uma compra definitiva do atacante após o retorno.
O acordo prevê o pagamento de R$ 1,2 milhão ao Bugre caso o Peixe opte por exercer a opção de compra. A confiança é alta — antes da lesão, Rafael já participava de treinos com o elenco profissional e chegou a ser relacionado por Fábio Carille para jogos do Paulistão.
Ele chegou a estrear pelo time principal na vitória por 4 a 1 sobre o Coritiba, em amistoso no Couto Pereira, no dia 16 de março. Também esteve no banco nas partidas contra o São Paulo (vitória por 3 a 1, na Vila Belmiro) e Novorizontino (empate em 0 a 0, no Jorjão).
Números promissores e trajetória na base
Contratado em agosto de 2023 para o Sub-20, Rafael Freitas rapidamente se destacou. Foram 3 gols em 6 jogos pelo Paulista Sub-20, além de 2 partidas pelo Brasileiro de Aspirantes. Na Copa São Paulo deste ano, manteve o bom desempenho com 3 gols em 3 partidas, e iniciou o Brasileiro Sub-20 como titular, balançando as redes duas vezes contra o Botafogo.
Natural de Casa Branca (SP), o atacante começou no Guarani ainda no Sub-13, sendo apontado como uma das maiores promessas da base campineira. Em 2022, chegou a atuar entre os profissionais do Bugre, ganhando sequência na Série B de 2023 antes de se transferir para o Santos.
Agora, a expectativa é de que Rafael complete sua recuperação com tranquilidade e volte ainda mais forte para disputar espaço no elenco principal do Peixe em 2026.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.

