De emprestado e fora dos planos à peça fundamental na zaga do Santos. O zagueiro Basso vive um momento especial no Peixe. Titular sob o comando de Cleber Xavier, o defensor falou sobre a guinada na carreira dentro do clube e destacou a importância da chegada de Neymar no elenco para a mudança de ambiente na Vila Belmiro.
“Sempre fui um cara resiliente. Nunca me abalei com críticas ou com o momento ruim. Sabia do meu potencial e esperei minha chance com humildade. Ela veio, e estou fazendo de tudo para honrar essa oportunidade”, afirmou Basso.
Antes descartado e até emprestado, Basso ganhou espaço na equipe e superou desconfianças com boas atuações desde o retorno do futebol brasileiro após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes.
O “efeito Neymar” no Peixe
Para o zagueiro, a presença de Neymar no dia a dia do Santos foi um divisor de águas. Ídolo histórico do clube, o camisa 10 voltou a atuar pela equipe em 2025 e, segundo Basso, mudou o clima no elenco.
“Ele é meu parça, dentro e fora de campo. A volta dele mexeu com todo mundo. Mudou o ambiente, trouxe alegria, cobrança, respeito. Neymar é gigante e tem uma relação única com esse clube. A presença dele nos dá moral e confiança”, contou Basso.
Além do impacto dentro de campo, o defensor destacou o papel de liderança exercido por Neymar mesmo longe da melhor forma física. Segundo ele, a estrela do Santos cobra, incentiva e compartilha experiência com os jovens e veteranos do elenco.
O futuro com Cleber Xavier
Desde a chegada de Cleber Xavier, ex-auxiliar da Seleção Brasileira e agora técnico do Santos, Basso ganhou mais protagonismo. O sistema defensivo, que era um dos pontos frágeis do time, vem ganhando solidez com sua presença.
A expectativa do zagueiro é manter a regularidade e ajudar o Santos a escapar definitivamente da parte de baixo da tabela e, quem sabe, sonhar com voos mais altos no segundo semestre.
“Nosso grupo é forte. Temos peças boas, um treinador que conhece muito de futebol e agora um ambiente mais leve, mais positivo. Estou pronto para o que o Santos precisar”, concluiu Basso.

Calendário do Santos para os próximos jogos
Palmeiras – Campeonato Brasileiro – A definir – Adiado
Flamengo – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 16/07
Mirassol – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 19/07
Internacional – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 23/07
Sport – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 26/07

Veja também:
Saiba mais sobre o Peixe pelo Whatsapp
Sugestão de aposta
América e Athletic fazem o clássico mineiro da rodada da Série B. O América busca subir na tabela para se aproximar do G4, enquanto o Athletic tenta respirar na lanterna da competição. Por isso, uma boa aposta é na vitória do América.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.