Santos ameaça colocar Botafogo no “pau”; entenda

O Santos avalia entrar com uma ação judicial contra o Botafogo por atraso nos pagamentos referentes às vendas do goleiro John e do zagueiro Jair. As negociações, realizadas em 2023 e 2024, ainda não foram quitadas integralmente pelo clube carioca, que vive um momento de instabilidade administrativa sob a gestão de John Textor, proprietário da Eagle Football Holdings.

Segundo informações divulgadas pelo UOL e confirmadas pelo Santistas.net, o Alvinegro Praiano deixou de receber uma parcela de US$ 750 mil, parte de um pagamento de US$ 1,5 milhão, que deveria ter sido depositado na última quinta-feira (31). A diretoria santista estuda acionar a CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF) para exigir o cumprimento do acordo.

Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Como foram as negociações do Santos?

O goleiro John foi vendido ao Botafogo em janeiro de 2023 por 1,5 milhão de euros, valor referente a 85% dos seus direitos econômicos. Revelado na base santista, o atleta teve destaque no time principal, chegando a ser titular na final da Libertadores de 2020, no Maracanã, contra o Palmeiras. Antes de sua venda, passou por empréstimos ao Internacional e ao Valladolid, da Espanha. Pelo Santos, somou 28 partidas como profissional.

Já o zagueiro Jair foi negociado em fevereiro deste ano por 12 milhões de euros, em uma transação que também envolveu a ida do atacante Tiquinho Soares para a Vila Belmiro. O defensor, formado na base santista, enfrentou uma grave lesão de ligamento cruzado anterior ainda no Sub-20, mas se recuperou e ganhou espaço no elenco principal, disputando 24 partidas pelo Peixe. Em 2022, conquistou o Paulista Sub-20 com o clube. Poucos meses após a compra, o Botafogo revendeu Jair ao Nottingham Forest, da Inglaterra.

Com a dívida em aberto e a incerteza sobre novos pagamentos, a diretoria santista considera inevitável buscar respaldo jurídico para garantir os valores acordados. A expectativa é de que o caso seja levado à CNRD nos próximos dias, caso não haja solução amigável entre os clubes.

ex-goleiro do santos
Foto: Daniel Castelo Branco/Eurasia Sport Images/Getty Images