Santos comemora 60 anos do primeiro título brasileiro

O Santos comemora nesta segunda-feira o aniversário de 60 anos do primeiro título nacional da história do clube, o da Taça Brasil de 1961, vencida contra o Bahia. Aquele foi o primeiro de cinco seguidos que o Peixe conquistaria.

Para muitos o Santos de 1961 já era o melhor time do Brasil, mas faltava o título. Na primeira Taça Brasil, em 1959, a equipe perdeu a decisão justamente para o Bahia. Porém, com o título estadual de 1960 surgiu nova oportunidade para disputar o torneio e vencer a Taça.

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1961, originalmente denominado Taça Brasil pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), foi a terceira edição do Campeonato Brasileiro e contou com a participação de dezoito equipes (dezessete campeões estaduais e o campeão da edição anterior), sendo que os campeões dos estados de São Paulo e de Pernambuco, estados finalistas do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, assim como ocorreu em 1960, já entravam na fase final.

Pelo regulamento o Santos entrou direto na fase semifinal para enfrentar o campeão da chave Zona Sul, o América. A equipe, campeã da Guanabara de 1960, classificada após vencer o Palmeiras nas quartas-de-final, era uma forte candidata ao título. O Santos precisou de três partidas para passar para a final.

Na final veio o Bahia. O campeão baiano venceu a chave Zona Norte e, na fase semifinal, passou pelo Náutico, campeão pernambucano, com um empate e uma vitória. Contra o Santos, o primeiro jogo foi marcado para Salvador, dia 22, e o segundo na Vila Belmiro, dia 27 de dezembro. Era a chance de vingar a derrota de 1959 e levantar o troféu inédito. Depois de empate em Salvador, goleada de 5×1 na Vila Belmiro e o título.

O Santos do técnico Lula foi a campo com Laércio (Silas), Lima, Mauro (Olavo) e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Tite, Coutinho, Pelé e Pepe.

Ataque dos sonhos do Santos
Ataque dos sonhos do Santos com Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe

Título foi o começo do domínio do Santos no futebol

A conquista da Taça Brasil garantiu a vaga para a Copa Libertadores no ano seguinte.  Em 1962 o Santos não só se tornou o primeiro a vencer o torneio sul-americano, como também alcançou a primazia no Mundial de Clubes.

Enfim, era o início da maior hegemonia de um time brasileiro na história. Entre os anos 1961 a 1963 o Alvinegro Praiano colecionaria nada menos do que nove títulos oficiais consecutivos.