Santos deve recorrer de punição do STJD por invasões na Copa do Brasil

O Santos nesta quarta-feira (10) foi julgado e punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com por dois jogos com portões fechados, além de multa de R$ 35 mil pelas invasões, tentativa de agressão ao goleiro Cássio e arremesso de sinalizadores na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Corinthians. A punição será aplicada nos próximos dois jogos do Peixe pela Copa do Brasil da próxima temporada.

O Santos, por sua vez, estuda recorrer da decisão do STJD e tentará viabilizar cobrar a multa dos invasores do gramado da Vila Belmiro.

Confira a nota oficial do Santos
O Santos FC foi sentenciado após julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), nesta quarta-feira (10), a realizar duas partidas com portões fechados na edição da Copa do Brasil de 2023, além da multa de R$ 35 mil.

O processo decorreu pela invasão de torcedores e arremesso de artefatos no gramado, no jogo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 13 de julho, diante do Corinthians.

O Santos estuda a possibilidade de recorrer da decisão e da viabilidade de cobrar a multa dos invasores.

Punição
O clube santista foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), nos parágrafos I, II e III , que prevê punições por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir”:

I — desordens em sua praça de desporto;
II — invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo.
III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

O Santos também foi julgado pelo artigo 191 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), por causa do uso de sinalizadores nas arquibancadas da Vila Belmiro que foram arremessados no gramado.