Santos e Unión La Calera se enfrentaram nesta quarta-feira (18), na Vila Belmiro, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apresentando uma atuação dominante e emocionante, o Peixe foi capaz de arrancar uma vitória dramática por 1×0, com gol de Lucas Barbosa. Com o triunfo, a equipe comandada por Fabián Bustos passa para a primeira colocação de seu grupo, dependendo só de si mesma para avançar à fase de mata-mata.
Detonou! Jornalista critica jogadores do Santos por insatisfação com falta de premiações
PRIMEIRO TEMPO
Se dispondo de uma maneira diferente em campo, a mudança na formação aparentou inflamar a equipe da casa, que registrou uma ótima chance de abrir o placar logo no primeiro minuto da partida. A partir de uma boa jogada de Rwan pelo lado direito do campo, Ricardo Goulart recebeu um cruzamento preciso e se viu frente ao gol sem a presença do arqueiro chileno; em plena pequena área, porém, o camisa número 10 somente foi capaz de mandar a bola por cima do travessão.
Não se desanimando perante a ótima oportunidade criada, o Santos seguiu monopolizando a posse de bola e, consequentemente, as ações da partida. Ditando um ritmo intenso, os comandados de Fabián Bustos consolidaram algumas boas chegadas à área adversária, mas sem a precisão necessária para inaugurarem o placar. Porém, ao mesmo tempo que buscavam incessantemente a vantagem, o Alvinegro também passou a cometer diversos erros de passe, que permitiram com que o Unión La Calera, aos poucos, fosse crescendo no duelo.
Tendo a oportunidade de concretizar diversos contragolpes, a melhor chance dos Cementeros na primeira etapa se consolidou somente no 32º minuto; após cruzamento de Alarcón na área, Sáez foi capaz de emendar uma cabeçada para o fundo da rede santista, mas precisou ver seu tento ser anulado pela arbitragem por conta de um impedimento na jogada.
Com um ritmo mais lento em relação ao que foi registrado no princípio dos 45 minutos iniciais, ambas as equipes não foram capazes de produzir mais chances de perigo, fator que, adicionado à falta de pontaria demonstrada principalmente pelo time da casa, levou o primeiro tempo a se encerrar com a igualdade no placar.
SEGUNDO TEMPO
Insatisfeito com a igualdade no placar, o Alvinegro Praiano retornou ao campo de jogo ainda mais faminto pelo gol do que antes, fato que levou-o a emendar três boas chances somente nos cinco minutos iniciais da etapa. Logo aos dois minutos, os comandados de Bustos viram o zagueiro Alves carimbar o travessão de sua própria meta e, na sobra de bola, Rwan ainda aproveitou para encaixar um bom chute, que passou rente à trave do goleiro Arce. Em seguida, aos quatro minutos, foi a vez de Ricardo Goulart ficar mais uma vez no “quase”, ao carimbar a trave do arqueiro chileno após um cruzamento de Felipe Jonatan.
Inflamado por conta das chances perdidas, o Peixe seguiu pressionando seu adversário em seu campo ofensivo, incapacitando o Unión La Caleira a sequer construir jogadas para se desafogar. Mesmo com a posse da bola na maior parte do tempo, o Santos encontrou dificuldades em explorar os mesmos espaços encontrados no início do segundo tempo, encontrando uma zaga chilena mais sólida à sua frente.
Percebendo o mesmo fenômeno da primeira etapa, os donos da casa diminuíram um pouco o ritmo e, com isso, convidaram o adversário a se reestabelecer no duelo, com os Cementeros buscando manter a posse de bola e, assim, cadenciar o ritmo do jogo. Enquanto João Paulo se manteve fora dos holofotes e sem precisar realizar defesas difíceis, seu rival de posição ainda precisou conter algumas investidas santistas, porém nenhuma tão perigosa quanto as três que deram o pontapé inicial aos 45 minutos finais.
Aos 42′, Lucas Barbosa se propôs a resolver as dificuldades ofensivas do Peixe e, ao chutar de muito longe, foi capaz de carimbar o travessão, assustando o arqueiro chileno, mas mais uma vez vendo o Santos parar nas estruturas de apoio da meta adversária. Quase adotando o papel de espectador durante a noite inteira, João Paulo ainda precisou realizar duas defesas cruciais nos minutos finais, mantendo o time da casa vivo no embate. Uma confusão ainda se instaurou no final da partida e, com isso, Léo Baptistão e Simon Ramírez herdaram cartões vermelhos.
Em um último esforço ofensivo, porém, o Santos enfim foi capaz de quebrar a barreira chilena e garantir o triunfo; após a cobrança de uma falta ser espirrada para a entrada da área, Sandry foi capaz de emendar um cruzamento para Lucas Barbosa, que dominou e encontrou o canto da meta chilena, assim consolidando a vitória do Alvinegro.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 0 Unión La Calera
Estádio: Vila Belmiro, Santos, São Paulo
Gol: Lucas Barbosa (SAN – 56’/2T)
Santos: João Paulo, Auro (Lucas Barbosa), Kaiky, Bauermann, Felipe Jonatan (Lucas Pires), Sandry, Camacho (Rodrigo Fernández), Ricardo Goulart (Léo Baptistão), Rwan Seco, Marcos Leonardo (Angulo) e Lucas Braga.
Unión La Calera: Arce, Pedro Henrique, Vilches, Sanhueza, Oyanedel, Alarcón, Matías Fernández, Castellani (Cesar Pérez), Orellana (Esteban Valencia), Sáez e Vidangossy (Thomas Rodríguez).
Cartões amarelos: Sanhueza (UNI), Vidangossy (UNI), Camacho (SAN), Lucas Barbosa (SAN), Oyanedel (UNI), João Paulo (SAN), Fernández (SAN)
Cartões vermelhos: Léo Baptistão (SAN), Ramírez (UNI)
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.