Embalado por título, Santos FC inicia nova missão na base; entenda

Em alta após título estadual, Santos FC inicia preparação para a Copinha 2026

O Santos FC deu início à preparação para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. O elenco sub-20 se reapresentou no último dia 8, no CT Rei Pelé, começando os trabalhos de olho no principal torneio de base do país. Embalada pela conquista do Campeonato Paulista Sub-20, a equipe chega à competição com moral elevada e expectativa de bom desempenho.

Comandado pelo técnico Vinícius Marques, o Peixe está no Grupo 16 da Copinha e mandará seus jogos em São Carlos, no interior de São Paulo. Na primeira fase, os adversários serão Grêmio São-Carlense, Real Brasília (DF) e Cacoalense (RO). A estreia está marcada para o dia 4 de janeiro.

Atualmente, cerca de 40 atletas participam da preparação, mas apenas 30 jogadores poderão ser inscritos para a competição. O treinador deixou claro que a escolha será baseada no desempenho ao longo dos treinamentos.

Quem estiver melhor vai conseguir pegar uma das 30 vagas. Dez vão ser cortados, mas isso não significa que estarão fora do nosso planejamento para o próximo ano. Infelizmente, só podemos inscrever 30 atletas — afirmou Vinícius Marques.

Fonte: GE

Foto: Reinaldo Campos/Santos FC
Foto: Reinaldo Campos/Santos FC

Entre os jogadores do elenco, alguns já tiveram oportunidades no time profissional, como JP Chermont, Vinícius Lira e Matheus Xavier, que vivem momentos distintos na carreira.

JP Chermont estreou no time principal em 2024, chegando a atuar nas finais do Campeonato Paulista daquele ano e sendo peça importante na campanha do acesso na Série B. Em 2025, porém, perdeu espaço e retornou ao sub-20. Vinícius Lira ganhou chance no estadual deste ano após lesões de Souza e Escobar, mas voltou à base com a recuperação dos companheiros. Já Matheus Xavier teve destaque no início do Brasileirão, mas acabou retornando ao sub-20 ainda no primeiro semestre.

Com o calendário do futebol brasileiro cada vez mais antecipado, o treinador acredita que alguns atletas podem ser aproveitados no elenco profissional logo após a Copinha.

Com o Campeonato Paulista começando mais cedo, pode ser que o Vojvoda precise de atletas que estejam jogando a Copinha. A integração já existe, e cerca de 75% do nosso grupo já treinou com o profissional, o que facilita esse processo — destacou.

Confiança elevada após o título

O Santos chega à Copinha 2026 em alta após conquistar o Campeonato Paulista Sub-20, em novembro. Na decisão, o Peixe superou o São Paulo nos pênaltis, depois de uma campanha sólida que incluiu vitórias sobre Portuguesa Santista, Corinthians, Palmeiras e o próprio São Paulo.

Tabela do Santos na Copinha 2026

  • 1ª rodada: Santos x Real Brasília – 04/01, às 19h30
  • 2ª rodada: Santos x Cacoalense – 07/01, às 19h30
  • 3ª rodada: Santos x Grêmio São-Carlense – 10/01, às 11h

Com elenco competitivo, confiança em alta e histórico recente positivo, o Santos FC inicia a Copinha 2026 como um dos times a serem observados de perto na busca pelo título.