Santos FC e Gabigol finalmente oficializam acordo! Veja os detalhes do contrato

O Santos FC anunciou na manhã deste sábado o retorno do atacante Gabigol. Revelado pelas categorias de base do clube, o jogador de 29 anos chega por empréstimo de uma temporada após passagem pelo Cruzeiro.

As negociações entre Santos FC e Cruzeiro se arrastavam desde o fim do ano passado, mas avançaram nas últimas semanas principalmente pela vontade do próprio atleta em voltar a vestir a camisa alvinegra. O acerto envolveu ajustes financeiros entre os clubes, condição considerada essencial para viabilizar o negócio.

No Cruzeiro, Gabigol tinha vencimentos superiores a R$ 2,5 milhões mensais e acabou perdendo espaço com a chegada do técnico Tite. Sob o comando do treinador, a tendência era de poucas oportunidades, o que praticamente eliminou a chance de permanência do atacante na Toca da Raposa. Diante desse cenário, o Santos se tornou alternativa, desde que houvesse divisão salarial entre os clubes.

A diretoria santista tem adotado postura cautelosa no mercado em 2026, buscando equilíbrio financeiro e avaliando saídas para manter o atual patamar da folha salarial. O atacante Guilherme, por exemplo, tem negociação encaminhada com um clube dos Estados Unidos.

Santos FC
Foto: Redes Sociais

Retorno após renovação de Neymar com o Santos FC

A contratação de Gabigol acontece logo após o Santos FC resolver a renovação de contrato de Neymar. O camisa 10 optou por estender seu vínculo com o clube por mais uma temporada, até o fim deste ano, aumentando a expectativa da torcida por uma equipe competitiva.

Formado na Vila Belmiro, Gabigol disputou 210 partidas pelo Santos FC, com 84 gols e 13 assistências. Pelo clube, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2018, além de conquistar dois títulos do Campeonato Paulista, em 2015 e 2016.

Após deixar o Peixe, construiu trajetória vitoriosa no Flamengo, onde alcançou status de ídolo. Foram 305 jogos, 160 gols e 44 assistências, além de uma extensa lista de títulos, incluindo dois Campeonatos Brasileiros, duas Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e quatro Campeonatos Cariocas.

Passagem irregular pelo Cruzeiro

Gabigol acertou com o Cruzeiro no ano passado, assinando contrato válido até o fim de 2028. No entanto, teve uma temporada irregular, com 49 partidas disputadas, 13 gols marcados e quatro assistências. Sob o comando do técnico português Leonardo Jardim, o atacante acabou ficando na reserva, com Kaio Jorge assumindo a titularidade.

Reencontro com Neymar

No Santos, Gabigol terá novamente a oportunidade de atuar ao lado de Neymar. Curiosamente, os dois estiveram juntos em campo pelo Peixe apenas uma vez, na estreia do time no Campeonato Brasileiro de 2013, contra o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília. A partida marcou a despedida de Neymar rumo ao Barcelona e a estreia de Gabigol no time profissional, quando entrou no segundo tempo do empate sem gols.

O último contato entre Gabigol e a torcida santista ocorreu na rodada final do Brasileirão de 2025, quando o Santos venceu o Cruzeiro por 3 a 0 na Vila Belmiro. O atacante chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.

Após a partida, Gabigol comentou sobre a reação dos torcedores e o carinho pelo clube:

— Tem uns que xingam, uns que fazem assim (gesto para ele voltar ao Santos). Bom pra caramba! Eu gosto muito de estar em Santos. Muito bom. Minha irmã está aí, o pessoal está aí vendo o jogo. Maneiro pra caramba.

Com o retorno confirmado, o Santos aposta no reencontro com sua torcida e na experiência do atacante para fortalecer o elenco na temporada 2026.