A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela básica do Campeonato Paulista de 2026, que traz novidades no formato e uma sequência de peso para o Santos FC. O Peixe fará sua estreia na Vila Belmiro, diante do Novorizontino, no dia 11 de janeiro.
E o início da competição promete fortes emoções para o torcedor santista: nas quatro primeiras rodadas, o time terá dois clássicos — contra Palmeiras e Corinthians — e ainda enfrenta Guarani e Bragantino, todos adversários que tradicionalmente complicam.

Novo formato inspirado na Champions League
O Paulistão 2026 será o primeiro após a mudança oficial da CBF, que reduziu o número de datas dos estaduais de 16 para 11 no calendário do futebol brasileiro. Com isso, o modelo do torneio passou por reformulação.
Agora, em vez dos antigos quatro grupos com quatro clubes, a competição terá um grupo único com todas as equipes. Cada time disputará oito partidas na primeira fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final, que serão realizadas em jogo único — o 1º colocado enfrenta o 8º, o 2º encara o 7º e assim por diante.
O mesmo formato segue para semifinal e final: partidas únicas até a decisão do título.
O Paulistão será disputado entre 11 de janeiro e 8 de março, coincidindo com o início do Campeonato Brasileiro, que já tem pontapé marcado para o dia 28 de janeiro. A tendência é de um calendário apertado e times mesclando elencos.
Jogos do Santos FC na primeira fase
Confira a agenda do Peixe no Paulistão 2026:
- 11/01 (dom): Santos FC x Novorizontino
- 14/01 (qua): Palmeiras x Santos
- 18/01 (dom): Guarani x Santos
- 21/01 (qua): Santos x Corinthians
- 25/01 (dom): Santos x Bragantino
- 01/02 (dom): São Paulo x Santos
- 08/02 (dom): Noroeste x Santos
- 15/02 (dom): Santos x Velo Clube
Com clássicos, viagens e maratona de jogos, o Santos inicia o ano com uma sequência desafiadora e decisiva para sua classificação.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.

