Santos FC: Mattos fala sobre futuro e indica que grandes decisões estão por vir

Mattos confia na permanência de Neymar e projeta Santos FC mais cauteloso no mercado em 2026

O diretor executivo de futebol do Santos FC, Alexandre Mattos, demonstrou confiança na continuidade de Neymar no clube para a próxima temporada e projetou um 2026 de cautela no mercado, com investimentos pontuais e foco no equilíbrio financeiro.

Segundo o dirigente, o camisa 10 tem diversas opções no mercado, inclusive financeiramente atrativas, mas não vê motivos para uma saída neste momento. A expectativa interna é por uma renovação de contrato por mais seis meses, permitindo que Neymar permaneça no clube até a disputa da Copa do Mundo de 2026, em junho.

Neymar está aqui porque ele quer, ponto. Ele tem opções de mercado para perder de vista, e financeiramente também. Eu o vi muito feliz nos últimos dias. A família, o pai, muito felizes, acompanhando o treino com a gente. Não vejo motivo nenhum para a saída, obviamente respeitamos se acontecer alguma coisa diferente — afirmou Mattos.

Santos FC
Foto: Raul Baretta / Santos FC

Além da situação do principal jogador do elenco, o dirigente deixou claro que o Santos FC não pretende repetir grandes gastos na próxima janela. Após investir de maneira significativa recentemente, o planejamento agora passa por ajustes pontuais, com equilíbrio entre saídas e chegadas.

Vamos com muita calma. Vai pontuar alguma coisa, sim, mas nada drástico. O Santos FC não tem dinheiro a rodo, tem que ter muito pé no chão, errando, acertando e aproveitando oportunidades de mercado. Às vezes arriscamos um pouquinho, porque é o que o Santos pode no momento — explicou.

Mattos também destacou que o clube já trabalha no planejamento da próxima temporada, mas reforçou que qualquer definição será apresentada primeiro ao elenco antes de vir a público. O dirigente ressaltou ainda a apertada agenda de início de ano, com pouco tempo de preparação antes do Campeonato Paulista.

O campeonato já começa no dia 11. Fim de ano passa rápido, quando a gente respirar já tem jogo. Treina aqui e três dias depois já tem Palmeiras. É uma loucura — comentou.

Para o executivo, o Santos entra em 2026 com uma base consolidada e com a expectativa de alcançar resultados melhores do que os obtidos nesta temporada.

O Santos tem uma base nesse elenco que acreditamos que pode ter um resultado maior do que teve este ano. Em vários jogos jogou bem e poderia ter pontuado melhor — completou.

O elenco santista inicia os trabalhos de forma remota no dia 26 de dezembro, com a reapresentação presencial marcada para 2 de janeiro, dando início oficialmente à preparação para a temporada 2026.