Depois de atravessar um dos períodos mais turbulentos de sua história recente, o Santos FC está muito próximo de confirmar sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro e, junto com isso, consolidar Juan Pablo Vojvoda como a principal referência do projeto esportivo para 2026.
A equipe chega à última rodada do Brasileirão, neste domingo, contra o Cruzeiro, na Vila Belmiro, embalada por bons resultados e desempenho mais consistente. A confiança cresce justamente no momento mais decisivo da temporada, sinal de que o trabalho do treinador argentino finalmente engrenou.
Mais do que a luta contra o rebaixamento, o Santos busca agora algo que faltou durante todo o ano de 2025: estabilidade. Após uma sequência de erros estratégicos e trocas no comando técnico, a diretoria enxerga em Vojvoda a chance de viver “dias de paz” no futebol do clube.
Fonte: Portal GE

Um ano de escolhas erradas até achar o caminho
O início da temporada foi marcado por incertezas. O Santos FC começou 2025 sem treinador após a saída de Fábio Carille, demorou a apostar em Pedro Caixinha, passou por Cleber Xavier e só encontrou um rumo competitivo com a chegada de Vojvoda, contratado em meio a um cenário crítico.
Não por acaso, o entendimento interno hoje é de que a permanência do argentino representa a principal vitória de bastidor pensando no próximo ano. Vojvoda tem contrato até o fim do mandato de Marcelo Teixeira, em dezembro de 2026, e passa a ser tratado como a certeza número 1 do projeto esportivo alvinegro.
Continuidade como trunfo do Santos FC para 2026
A diretoria avalia que manter um treinador já ambientado ao clube, conhecedor do elenco e pronto para planejar a pré-temporada pode fazer grande diferença nos primeiros meses de 2026 — algo que o Santos não conseguiu nos últimos anos.
Para Vojvoda, o momento também representa alívio. Após encerrar um longo ciclo no Fortaleza com a equipe na zona de rebaixamento, o argentino assumiu o Santos FC em situação semelhante, sem tempo para adaptação e sob forte pressão. Agora, a expectativa é de que ele possa, enfim, trabalhar com mais tranquilidade.
— Encontrei um clube muito grande e sabia disso. Sabia onde vinha. Encontrei jogadores com muito compromisso no dia a dia. Encontrei problemas também, é verdade. Todos sabemos. Estou concentrado na minha tarefa e quero cumprir o objetivo — afirmou o treinador.
Ajustes no elenco e olhar para a base
Com a permanência na Série A próxima de ser confirmada, o foco já começa a se voltar para o planejamento de 2026. A ideia da diretoria e da comissão técnica é ajustar o elenco dentro da realidade financeira do clube, dispensando peças que não renderam, aproveitando melhor as categorias de base e buscando reforços pontuais.
Os números sustentam a confiança no trabalho: em 17 jogos à frente do Santos, Vojvoda soma cinco vitórias, oito empates e quatro derrotas, desempenho suficiente para recolocar o time em condição favorável na briga contra o rebaixamento.
Se 2025 foi um ano de erros, trocas e sofrimento, o Santos espera que Vojvoda represente o primeiro passo para deixar o caos para trás — e transformar estabilidade em ponto de partida para um futuro mais competitivo.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.

