Gil planeja aposentadoria e deve deixar o Santos em breve

O zagueiro Gil enfrenta um momento de indefinição no Santos. Aos 37 anos, o defensor comunicou ao clube seu desejo de encerrar a carreira, citando cansaço com o futebol. Segundo apuração do Diário do Peixe, o jogador já demonstra arrependimento por não ter se aposentado no final de 2024, como era seu plano original.  

Santos compreendeu a situação e sugeriu que Gil permaneça em stand by até a pausa do calendário para o Super Mundial de Clubes. Após esse período, clube e jogador devem formalizar a rescisão. Internamente, o atleta já sinalizou disposição para abrir mão de parte ou até da totalidade dos valores que teria a receber até dezembro.  

Atualmente no Rio de Janeiro, Gil está afastado do clube com autorização da diretoria para resolver um problema familiar grave. Ele não tem previsão de retorno aos treinos no CT Rei Pelé e, portanto, não será opção para o clássico contra o Corinthians, neste domingo.  

Gil no Santos
Foto: Raul Baretta/SFC

Renovação automática no Santos 

Sua renovação automática para 2025 foi acionada após o acesso à Série A, mas só se concretizou por insistência do então técnico Fábio Carille, que o convenceu a continuar. Com a demissão de Carille ainda na Série B, o jogador começou a repensar seus planos.  

Contratado no início de 2024, Gil disputou 65 jogos pelo Santos e marcou um gol. Inicialmente fora dos planos de Pedro Caixinha, recuperou espaço devido aos problemas defensivos do time, mas perdeu a titularidade novamente com a chegada de Cleber Xavier, que preferiu Luan Peres.  

Revelado pelo Atlético-GO, Gil também passou por Cruzeiro, Valenciennes (FRA), Corinthians e Shandong Taishan (CHN). Seu futuro deve ser definido após a paralisação do calendário no meio da temporada.

? Leia também: ➡️ SFC lista 5 jogadores para vender em julho; veja nomes