Santos identifica problema interno e corre para reforçar setor estratégico nos bastidores

Alexandre Mattos no Santos - Foto: Raul Baretta
Alexandre Mattos no Santos - Foto: Raul Baretta

O Santos reconheceu uma deficiência importante em sua estrutura interna e agora age para reforçar o departamento de análise de mercado. Atualmente, o clube conta com apenas três profissionais na função: Fernando Ziskind, Julio Resende e Vinicius Ruiz, que recentemente foi promovido da base para a equipe principal de scouts.

O departamento de análise de mercado do Santos é responsável por avaliar todos os jogadores sugeridos ao clube, desde atletas renomados até nomes menos conhecidos. Cada possível reforço precisa passar por um processo que envolve relatórios detalhados, recomendações técnicas e, em caso de aprovação, abertura de negociações com o jogador e seu clube de origem.

Com a quantidade de trabalho crescente e a estrutura enxuta, o executivo de futebol Alexandre Mattos recomendou a contratação de novos profissionais para o setor. O presidente Marcelo Teixeira também já havia identificado a necessidade de ampliação da equipe.

Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Santos de olho

Em um levantamento recente, o Santos descobriu que está atrás de outros clubes da Série A neste quesito. Times como Cruzeiro e Atlético-MG, por exemplo, operam com até nove analistas de mercado, número bem superior ao atual do Peixe.

Para solucionar a situação, o clube já analisa alguns nomes no mercado. Um dos principais cotados para integrar o departamento é Denis Luup, que teve passagem recente pelo Santos na comissão técnica de Fábio Carille e que conhece bem a rotina da Vila Belmiro.

A expectativa interna é que, com mais reforços nos bastidores, o Santos melhore o processo de identificação de talentos e amplie suas chances de contratações assertivas para o restante da temporada no Campeonato Brasileiro.

Contratação de Arão 

Santos oficializou a contratação do volante Willian Arão para a sequência da temporada 2025. Aos 33 anos, o jogador chega como o primeiro reforço do clube na janela de transferências do meio do ano. Após passagem pelo Panathinaikos, da Grécia, Arão retorna ao futebol brasileiro com a missão de dar mais equilíbrio ao setor de meio-campo comandado por Cléber Xavier no Santos.

Sugestão de aposta 

O Real Madrid busca se recuperar após empatar diante do Al Hilal na primeira rodada e terá o retorno de Mbappe. Por outro lado, o Pachuca não vive boa fase e foi derrotado na primeira rodada. Por isso, uma boa aposta para esta partida é mais de 2,5 gols.