O Santos anunciou nesta semana a contratação de Igor Vinicius e, embora a chegada do lateral-direito não tenha sido cercada de grande alarde, o reforço é tratado internamente como peça-chave para resolver uma dor antiga da equipe: a lateral direita.
A avaliação da comissão técnica liderada por Cleber Xavier é clara: Igor está em um “patamar acima” de Léo Godoy, contratado no início do ano, mas que não conseguiu se firmar. O argentino, que pertencia ao Athletico-PR, sequer terminou a temporada na Vila Belmiro. Foi liberado sem resistência para o Independiente, da Argentina, depois de desempenho aquém do esperado.
Com boa capacidade ofensiva, intensidade nas ultrapassagens, bom retorno defensivo e qualidade no último terço do campo, Igor Vinicius chega com status de favorito na disputa pela titularidade — ainda que o comando técnico não tenha cravado quem assume a posição no retorno aos jogos oficiais.
Tempo e trabalho para decidir
Com o adiamento do clássico contra o Palmeiras, o Santos pode só voltar a campo em 16 de julho, ganhando um tempo precioso para ajustar a equipe durante a pausa. Essa janela será importante para Cleber Xavier observar Igor em treinos e amistosos, e decidir se ele será o titular ou se outro nome desponta na disputa.
Entre os concorrentes estão JP Chermont, jovem formado na base e que passa por um processo de amadurecimento após oscilar no primeiro semestre, e Aderlan, veterano experiente que tem forte liderança no vestiário, mas que ainda não atingiu o nível de performance esperado dentro das quatro linhas.
Mercado ainda em aberto?
Mesmo com a chegada de Igor, a diretoria não descarta voltar ao mercado em busca de mais uma opção para o setor. A lateral direita é considerada prioridade desde o início do ano, e a comissão técnica entende que ter profundidade na posição é essencial para o restante da temporada.
Por outro lado, a lateral esquerda está bem encaminhada: Escobar e Souza vivem bom momento e Kevyson aparece como terceira opção — uma situação oposta à do outro lado do campo.
Igor volta para casa
Igor Vinicius retorna ao Santos após quase uma década. Revelado nas categorias de base da Vila, ele disputou duas partidas pelo profissional em 2016, antes de seguir para Ituano, Ponte Preta e, mais recentemente, São Paulo, onde disputou 214 jogos e marcou sete gols.
Seu vínculo com o Peixe vai até 30 de junho de 2028, e o clube aposta que o reencontro com a Vila Belmiro pode marcar uma virada na carreira do atleta — e no setor que mais trouxe dores de cabeça ao torcedor em 2024.

Calendário do Santos para os próximos jogos
Palmeiras – Campeonato Brasileiro – A definir – Adiado
Flamengo – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 16/07
Mirassol – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 19/07
Internacional – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 23/07
Sport – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 26/07

Veja também:
Saiba mais sobre o Peixe pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.