Santos havia manifestado interesse em não liberar os atletas, uma vez que a seleção brasileira sub 20 não teria compromissos oficias, o que iria impactar na escalação do time para a competição nacional.
O Santos decidiu liberar os três atletas convocados para a seleção brasileira sub 20, JP Chermont, Souza e Jair Cunha. Os jogadores têm que se apresentar no dia 3 de junho e ficam na concentração da Amarelinha até o dia 11, em Teresópolis. O período será de treinamentos sob o comando do técnico Ramon Menezes.
Inicialmente a cúpula santista não tinha interesse em liberar os atletas, uma vez que Chermont é titular na lateral, Jair Cunha tem lugar garantido no banco de reservas, assim como Souza, que apesar da falta de minutagem ainda desperta interesse do técnico santista. Pesava também o fato da seleção ter apenas amistosos que disputará, o que desobrigaria os jogadores a servirem a seleção. Sem contar que a competição nacional não terá parada em razão da Copa américa, que será disputada a partir de junho.
Os 23 jogadores convocados pelo técnico Ramon Menezes passarão por um período de treinamento na Granja Comary. As atividades servem de preparação para a disputa do Sul-Americano sub-20, em janeiro, no Peru. O torneio classifica quatro equipes para a Copa do Mundo da categoria, que será no Chile.
JP Chermont vem sendo um dos grandes nomes do Santos na Série B. Neste domingo, o lateral direito brilhou com três assistências na goleada de 4 a 0 sobre o Brusque, na Vila Belmiro. Ele deixou o campo ovacionado pela torcida. “Foi uma grande surpresa contra o Palmeiras, na final do Paulista. Depois dali, tenho toda a tranquilidade de colocar ele em campo. É jovem, não pode atrapalhar a cabeça, mas tem o potencial muito grande. Disparado o melhor jogo dele hoje. Mas aquele contra o Palmeiras me deu total tranquilidade”, disse o técnico Fábio Carille.
JP Chermont soma 11 compromissos no profissional do Santos, com um gol e três assistências. Ele briga por posição com Aderlan que se recupera de lesão na mão, Hayner que poderá ser liberado se houver alguma proposta e Rodrigo Ferreira. Já o zagueiro Jair vem oscilando entre o sub-20 e profissional, devido a seguidas lesões e desequilíbrio muscular. Neste ano, ele tem dois jogos no time de cima, sua presença é quase constante no banco de reservas, no entanto quem vem ocupando a vaga de Gil é Alex, que não foi bem na derrota para o Amazonas.
O lateral esquerdo Souza, por sua vez, jogou apenas uma vez com Carille e está na base para ganhar mais ritmo antes de ser integrado. O técnico santista enxerga o garoto com potencial, mas ainda tem receio de escalá-lo em alguns jogos.
A análise de Carille para uso dos meninos da base se baseia em questões físicas como o porte de cada atleta, “Não adianta eu colocar o Souza se os adversários tiverem um porte físico maior” explicou. A mesma teoria vem sendo aplicada no ataque com a utilização gradual de Furch e Pedrinho, que se recuperam de pubalgia e não tem preparo para um jogo inteiro ainda.
Ainda com os três à disposição, o Peixe volta a campo na próxima sexta-feira, quando visita o América-MG, pela sétima rodada da Série B. A bola rola no gramado da Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), a partir das 21h30 (de Brasília). O Santos necessita de mais uma vitória para se manter na liderança no campeonato e se distanciar de Sport, Goiás e do próprio América MG, que atualmente ocupa a quarta colocação.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.