Santos não procura e pode perder joia de 15 anos

Tratado como uma das maiores joias das categorias de base do Santos, o meia Matheus Lima completa 16 anos no próximo dia 3 de janeiro e vai poder assinar seu primeiro contrato profissional. Apesar disso, o Menino da Vila ainda não foi procurado pela diretoria santista para acertar o vínculo. A informação foi publicada inicialmente pelo Diário do Peixe.

Matheus Lima assinou seu primeiro contrato de formação com o clube em janeiro de 2020. Na atual temporada, o meia pulou etapas e chegou a ser promovido para o time Sub-17, quando jogou o Campeonato Brasileiro da categoria.

No segundo semestre ele voltou a jogar pela equipe Sub-15, correspondente com a sua idade. Matheus foi o destaque do Santos nas disputas do Campeonato Paulista e da Copa Nike. No Estadual foram 15 gols em 18 jogos. Na Copa Nike foram dois gols em quatro jogos, sendo escolhido como o melhor jogador em campo duas vezes.

Matheus é conhecido dos torcedores santistas. Em 2019, ele viralizou nas redes sociais e na mídia ao marcar um gol ao estilo Lionel Messi na vitória diante do Santo André, pelo Campeonato Paulista Sub-13.

Na jogada, ele vestia a camisa 10 e saiu da lateral do campo, driblou dois adversários, arrancou, tabelou com um companheiro de time e entrou na área cercado por jogadores rivais, mas conseguiu marcar o gol.

Times europeus têm interesse no jovem do Santos

Matheus Lima é uma das joias do Santos
Matheus Lima é uma das joias do Santos

Mesmo muito jovem, Matheus Lima já chamou a atenção de clubes do exterior. O Menino da Vila já foi sondado por um gigante da Espanha e uma equipe do futebol francês. Frequentemente é visto por outros clubes europeus.

No final de 2020, ele recebeu uma oferta de US$ 10 milhões da Federação da Qatar, para que ele se naturalizasse e jogasse pelo país. O jovem craque recusou a proposta e não esconde que quer se profissionalizar pelo Santos e que tem muito carinho pelo clube.

Matheus Lima chegou ao Santos em 2014, para jogar no time de futsal Sub-9. Com a camisa do clube ele tem os títulos da IberCup Sub-12 em 2013 e da Copa Ouro Sub-13, em 2018.