Santos: Neymar reencontra o Flamengo com lembranças marcantes e um desafio enorme

Fonte: Portal Diário do Peixe

O Santos encara o Flamengo neste domingo (9), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marca mais um reencontro entre Neymar e o Rubro-Negro — um adversário que o camisa 10 conhece bem e diante do qual viveu momentos marcantes na carreira.

Desde o retorno ao Peixe, em junho, esta será apenas a segunda vez que Neymar enfrentará o Flamengo. No primeiro duelo, válido pelo primeiro turno, o craque foi decisivo: marcou o gol da vitória santista por 1 a 0, na Vila Belmiro.

No retrospecto geral, Neymar já enfrentou o Flamengo sete vezes — todas pelo Brasileirão. São duas vitórias, três empates e duas derrotas, com cinco gols marcados e uma assistência.

Foto: Mauricio De Souza/AGIF - santos
Foto: Mauricio De Souza/AGIF

Um golaço pelo Santos que entrou para a história

Entre esses confrontos, um momento se tornou inesquecível para os torcedores e para o próprio jogador. Em 2011, na derrota por 5 a 4 na Vila Belmiro, Neymar marcou um dos gols mais icônicos de sua carreira — uma jogada individual em que driblou meio time rubro-negro antes de finalizar com categoria.
O lance lhe rendeu o Prêmio Puskás da FIFA, concedido ao gol mais bonito do ano, e projetou o atacante mundialmente.

Dois anos depois, em 2013, o Flamengo voltou a cruzar o caminho do camisa 10 em outro momento simbólico: foi o adversário da sua despedida oficial pelo Santos, antes da transferência para o Barcelona, também no Maracanã.

De volta e pronto para jogar

Agora, mais de uma década depois, Neymar volta ao estádio carioca defendendo novamente o Santos — e com a missão de ajudar o clube na luta contra o rebaixamento.
Poupado contra o Palmeiras, no Allianz Parque, por causa do gramado sintético e do período recente de recuperação de uma lesão muscular, o craque treinou normalmente e está à disposição de Juan Pablo Vojvoda.

A tendência é que ele seja titular, dependendo da decisão final da comissão técnica na atividade deste sábado.

Com o Peixe dentro do Z-4, o confronto contra o Flamengo pode ser decisivo tanto para o futuro do Santos quanto para o próprio Neymar, que busca retomar o protagonismo e se recolocar no radar da Seleção Brasileira.