A permanência de Neymar no Santos está longe de ser apenas um reforço técnico. Internamente, o elenco e a comissão técnica tratam o retorno do camisa 10 como um projeto coletivo: o grupo quer ajudar o craque a recuperar seu melhor futebol e, com isso, voltar à Seleção Brasileira visando a Copa do Mundo de 2026.
Após renovar o contrato até o fim do ano, Neymar reiniciou oficialmente o processo de recuperação em campo, com metas bem definidas. A atuação no amistoso contra a Desportiva Ferroviária, na última quinta-feira (11), reforçou o otimismo: o craque marcou um gol, deu uma assistência e deixou uma excelente impressão jogando como meia, sua função favorita.
— “Estou muito melhor do que quando cheguei”, declarou Neymar, após o jogo em Cariacica, onde o Peixe venceu por 3 a 1.
A repercussão foi imediata entre os companheiros. O atacante Guilherme, um dos líderes do grupo, destacou a alegria pela permanência do camisa 10 e o engajamento do elenco.
— “É uma alegria para todos nós. Antes da renovação, todos pedíamos para ele ficar com a gente. Que bom que ele ficou. Se o Neymar está feliz, nós ficamos felizes. Temos tudo para ajudá-lo e ele nos ajudar a colocar o Santos mais acima na tabela”, afirmou.
No amistoso, o técnico Cléber Xavier já esboçou o time que deve iniciar o duelo diante do Flamengo, nesta quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neymar foi posicionado como meia central, cercado por Tomás Rincón e Zé Rafael, função que exerceu na reta final da era Tite e durante a Copa do Mundo de 2022.
Com o aval de Carlo Ancelotti, o “Projeto Neymar” passa a ser uma realidade também na CBF. O treinador da Seleção Brasileira, que deixou o astro fora da primeira convocação por questões físicas, já deixou claro que o vê como peça-chave para 2026.
— “Contamos com ele. O Brasil conta com ele. Ele voltou ao Brasil para jogar, para se preparar bem para a Copa do Mundo”, afirmou Ancelotti. “Falei com ele nesta manhã para explicar isso. Ele está totalmente de acordo. Assim seguimos.”
O desafio agora é recuperar ritmo, confiança e sequência. Neymar terá pouco mais de um mês antes da próxima convocação da Seleção, em agosto, para os jogos contra Chile e Bolívia, válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Uma boa atuação diante do líder do campeonato nesta quarta pode ser o primeiro grande passo para esse reencontro com a amarelinha — e com o protagonismo mundial.

Quer saber quais os próximo jogos do Santos?
Palmeiras – Campeonato Brasileiro – A definir – Adiado
Flamengo – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 16/07
Mirassol – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 19/07
Internacional – Campeonato Brasileiro – 21h30 – 23/07
Sport – Campeonato Brasileiro – 18h30 – 26/07

Quer saber mais sobre o Peixe?
Saiba mais sobre o Peixe pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.