Mais um drama! Neymar desfalca o Santos e fica fora até outubro (ou mais…)

O Santos recebeu uma notícia preocupante às vésperas do clássico contra o São Paulo, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neymar, principal estrela do elenco, sofreu uma lesão no reto femoral do quadríceps direito — região conhecida no futebol como o “motor do chute” — e ficará afastado por, no mínimo, quatro semanas.

O camisa 10 sentiu dores no treino da última quinta-feira (18), pediu para deixar a atividade mais cedo e, no dia seguinte, realizou exames de imagem que confirmaram o problema muscular. O clube não divulgou a gravidade da lesão, mas especialistas alertam que casos mais sérios na região podem exigir até oito semanas de recuperação.

Se o tratamento seguir o cenário mais otimista, Neymar poderia retornar aos treinos no fim de outubro, ficando à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda por volta da 30ª ou 31ª rodada do Brasileirão.

Foto: Raul Baretta / Santos
Foto: Raul Baretta / Santos

Mais um desfalque em 2025

Essa é a terceira lesão muscular de Neymar na temporada. Em março, ele ficou fora da semifinal do Campeonato Paulista por conta de dores no músculo posterior da coxa esquerda. Já em abril, saiu chorando de campo contra o Atlético-MG, quando exames apontaram lesão no músculo semimembranoso, também na coxa esquerda.

Agora, o novo problema físico o deixará de fora não apenas dos compromissos do Santos, mas também da Seleção Brasileira, que disputa amistosos em outubro e novembro. O técnico Carlo Ancelotti já deixou claro que só convocará o craque quando ele estiver 100% fisicamente, o que deve adiar o seu retorno à Amarelinha para 2026.

Fantasma do LCA ainda ronda

Vale lembrar que Neymar passou por cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) em outubro de 2023. Desde a volta aos gramados, um ano depois, o jogador tem enfrentado dificuldades para manter uma sequência regular de jogos devido a lesões musculares recorrentes.

Foto: Raul Baretta / SFC
Foto: Raul Baretta / SFC

Próximos passos

Enquanto Neymar inicia tratamento no CEPRAF, o Santos tenta se reorganizar sem seu principal nome para a sequência do Brasileirão. O Peixe enfrenta o São Paulo neste domingo (21), às 20h30, na Vila Belmiro, ainda em busca da primeira vitória no returno da competição.