Santos mira reforço estrangeiro e negociação avança nos bastidores

O Santos avançou nas negociações para contratar o volante Christian Oliva, que atualmente defende o Nacional, do Uruguai. A informação foi divulgada inicialmente pelo site FútbolUy.

A proposta santista gira em torno de US$ 1,5 milhão pela compra de 25% dos direitos econômicos do jogador — fatia que pertence ao Nacional. O restante dos direitos está ligado ao próprio atleta. O contrato de Oliva com o clube uruguaio vai até o fim de 2026, fator que pode dificultar a liberação imediata.

santos
Foto: Franco Romano

Negociação encaminhada com o jogador

Entre o Santos e Christian Oliva, o acordo está bem encaminhado. O entrave no momento é a postura do Nacional, que ainda avalia a liberação do volante. Inclusive, o jogador está relacionado e deve atuar neste sábado (14) contra o Racing de Montevidéu, às 20h30 (de Brasília), pelo Campeonato Uruguaio.

Experiência internacional no currículo

Natural de Cidade da Prata, no Uruguai, Christian Oliva completa 30 anos em junho. Revelado nas categorias de base do Bella Vista, ganhou projeção no próprio Nacional antes de iniciar uma trajetória internacional. O volante passou pelo Cagliari, da Itália, e teve empréstimo ao Valência, da Espanha.

Na sequência, foi contratado pelo Talleres, da Argentina, e emprestado ao Juárez, do México, antes de retornar em definitivo ao Nacional em 2024.

Busca por reforços no meio-campo

A diretoria santista intensificou a procura por um volante após desistir da contratação de José Aldo, do Mirassol. Além do setor de meio-campo, o clube também monitora o mercado em busca de um zagueiro e mantém conversas por Marco Di Cesare.

Em 2026, o Santos já anunciou quatro reforços: o volante Gabriel Menino e os atacantes Rony e Moisés, apostando em experiência e competitividade para a sequência da temporada.

A negociação por Christian Oliva segue em andamento, e o desfecho deve ocorrer nos próximos dias, dependendo da posição final do Nacional.