O Santos estreia na Copa do Brasil 2023, nesta quinta-feira (23), às 20h, no estádio da Boca do Jacaré, em Taguatinga, no Distrito Federal. A expectativa da polícia militar local é de que o duelo, apesar de ter torcida única (devido a um laudo de segurança), tenha a maioria de torcedores santistas presentes. Caso avance para a próxima fase, o Peixe quando atuar como mandante não poderá contar com o apoio da sua torcida.
Em 2022, o time santista foi punido pela invasão de torcedores ao gramado da Vila Belmiro e pela agressão ao goleiro Cássio na partida contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O árbitro da partida, Jean Pierre Gonçalves Lima relatou em súmula que torcedores do Santos arremessaram bombas no gramado e que Cássio foi agredido após o fim da partida.
Com o relato, o Peixe acabou sendo denunciado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
O clube santista foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), nos parágrafos I, II e III , que prevê punições por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir”:
I – desordens em sua praça de desporto;
II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo.
III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.
O Peixe também respondeu pelo artigo 191 do CBJD, por causa do uso de sinalizadores nas arquibancadas da Vila Belmiro.
Em um primeiro momento, o julgamento indicou que o Santos seria punido com a perda de mandos de campo. Porém, o presidente da comissão, Luis Procópio, sugeriu que o clube jogasse com portões fechados. Além disso, também foi aplicada multa de R$ 35 mil ao clube.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.