Santos: Vojvoda encontrou um novo papel para Tiquinho — e está dando resultado

O atacante Tiquinho Soares vive um novo momento no Santos sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda. Mesmo tendo perdido a condição de titular para Lautaro Díaz, o camisa 9 conquistou espaço como uma espécie de “12º jogador” do treinador argentino, sendo o reserva mais acionado nas últimas partidas.

Desde a chegada de Vojvoda, Tiquinho disputou 155 minutos em cinco jogos, participando ativamente de quase todos os compromissos do Peixe. A mudança de status vem em um momento importante, após uma fase de jejum de gols e perda de confiança.

Fonte: GE

Foto: Raul Baretta / Santos
Foto: Raul Baretta / Santos

Recomeço com moral no Santos

Quando Vojvoda assumiu o comando santista, Tiquinho vivia um momento delicado. A sequência sem marcar havia feito o atacante perder espaço, e ele começou no banco de reservas na estreia do técnico, contra o Fluminense. Na ocasião, o treinador apostou em Neymar como falso 9, ao lado de Guilherme e Caballero.

Tiquinho entrou no segundo tempo e até chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento nos acréscimos. A boa atuação, no entanto, foi o primeiro sinal de que o camisa 9 poderia voltar a ser importante.

No jogo seguinte, contra o Atlético-MG, o atacante entrou novamente no segundo tempo — dessa vez no lugar de Lautaro Díaz — e foi decisivo. Três minutos após entrar em campo, sofreu um pênalti cometido por Lyanco e ele mesmo converteu, encerrando o incômodo jejum que durava desde abril.

Após o jogo, Tiquinho desabafou:

“Feliz, né? Merecíamos ter ganhado. O Atlético teve mais volume com um a mais, mas é levantar a cabeça. Eu não desaprendi a fazer gol, não. Se eu tiver duas oportunidades, em uma eu faço. Estou aqui para ajudar de corpo e alma.”

Sequência como arma tática

Nas partidas seguintes, contra São Paulo, Bragantino e Grêmio, o atacante manteve o papel de principal opção ofensiva no banco. No clássico diante do Tricolor, entrou aos 21 minutos do segundo tempo e quase marcou logo na primeira jogada, após bom passe de Barreal.

Já contra o Bragantino, Tiquinho teve atuação discreta, entrando novamente no lugar de Lautaro Díaz. No duelo com o Grêmio, Vojvoda ousou: colocou Lautaro e Tiquinho juntos no segundo tempo. O camisa 9 teve duas chances claras para empatar a partida, mas parou no zagueiro Wagner Leonardo e depois no goleiro Gabriel Grando.

Contrato longo e busca por retomada no Santos

Tiquinho Soares chegou ao Santos no início da temporada, em uma negociação que envolveu a ida do zagueiro Jair para o Botafogo. O atacante tem contrato com o Peixe até o fim de 2027 e foi contratado com status de solução para o ataque, que sofria com a escassez de gols em 2024.

Até o momento, o centroavante balançou as redes duas vezes no Brasileirão, enquanto o artilheiro santista é Álvaro Barreal, com seis gols.

Mesmo assim, Tiquinho recupera aos poucos a confiança e a importância dentro do elenco. A presença constante em campo e o respaldo de Vojvoda indicam que o atacante ainda pode retomar o protagonismo que o torcedor espera.