Santos vai receber valor milionário por compra de Yuri Alberto pelo Corinthians

Foto: Ivan Storti

O Corinthians anunciou a contratação em definitivo de Yuri Alberto, revelado nas categorias de base do Santos. O atleta pertencia ao Zenit e estava emprestado ao time paulista. Apesar de a compra ter acontecido através de trocas de jogadores, o Peixe irá receber um percentual devido ao mecanismo de solidariedade da Fifa, por ser o clube formador.

A negociação entre Corinthians e Zenit envolveu cinco jogadores. O goleiro Ivan, o zagueiro Robert Renan, o meio-campista Du Queiroz e os meia-atacantes Gustavo Mantuan e Pedro entraram no acordo de diferentes formas.

Na negociação, o Santos tem direito a 2,51%. No caso da transferência envolvendo trocas de atletas, o valor determinado pela Fifa é baseado na transferência anterior. Desta forma, o negócio deverá ser avaliado em cerca de 12,5 milhões de Euros (R$ 69,5 milhões), ficando R$ 1,7 milhão para o Peixe.

“O regulamento FIFA referente ao mecanismo de solidariedade não trata especificamente sobre essa hipótese de transferência de jogadores com troca de atletas entre os clubes. Entretanto, tendo em vista o conceito desse mecanismo, que é de compensar os clubes formadores quando ocorrer uma transferência onerosa entre clubes, tanto os tribunais da FIFA quanto o CAS entendem que essa situação gera sim a obrigação ao pagamento da solidariedade aos clubes que formaram o atleta. Esse entendimento se baseia no fato de que, por mais que não haja um pagamento propriamente dito, a operação de troca pressupõe que os times envolvidos atribuíram uma valor aos atletas para concretização da operação, o que gera a obrigação ao pagamento”, explicou Cristiano Caús, sócio do CCLA Advogados e consultor jurídico do Santos Futebol Clube.

Pelo time profissional do Peixe, Yuri Alberto disputou 27 jogos e marcou apenas três gols. O atacante não renovou com o time santista e se transferiu de forma polêmica para o Internacional em 2020. Na saída do jogador, o Santos e o clube gaúcho acertaram que o Alvinegro Praiano ficaria com 5% em uma próxima venda – o que aconteceu na venda para o Zenit, da Rússia – e renegociou a dívida envolvendo Eduardo Sasha.