O Santos atravessa um momento de indefinição envolvendo boa parte do seu elenco. Além de casos como o de Neymar e Gabriel Veron, o clube também precisa resolver a situação de 16 jogadores que estão emprestados a outras equipes e têm futuro incerto na Vila Belmiro. As próximas semanas serão decisivas para que o departamento de futebol, liderado por Alexandre Mattos, defina os próximos passos.
O caso mais sensível é o de Neymar. A diretoria do Santos deseja a permanência do camisa 10 até o final do ano, mas as negociações pela renovação de contrato estão estagnadas. O principal motivo do impasse é a proposta santista de um contrato baseado em produtividade, com parte dos salários atrelada a metas de desempenho. A postura do clube desagradou Neymar e seu estafe, gerando um desgaste nas conversas.
Gabriel Veron é outro que está perto de ter o futuro definido. Após uma passagem marcada por problemas disciplinares e rendimento abaixo do esperado, o atacante deve ser devolvido ao Porto, clube detentor de seus direitos econômicos. A rescisão de contrato está sendo preparada e a saída deve ser oficializada nos próximos dias.

Mais saídas no Santos
Além de Neymar e Veron, o Santos também tem 16 atletas espalhados por outros clubes, todos emprestados. Entre eles, o caso de Vinícius Zanocelo chama atenção. O jogador estava no Estoril, de Portugal, e deve retornar ao Peixe neste meio de ano. No entanto, a tendência é que seja negociado em definitivo ou cedido novamente.
Os demais emprestados têm vínculos com o Santos até o fim de 2025 e só serão reavaliados ao término da temporada. Como muitos possuem contratos de longa duração, uma dispensa imediata se torna complicada. Por isso, a diretoria analisará caso a caso, visando o planejamento para 2026.
Internamente, o foco de Alexandre Mattos é fazer ajustes no elenco para equilibrar o aspecto técnico e o financeiro. As decisões que o clube tomar nas próximas semanas serão fundamentais para o desempenho na sequência do Campeonato Brasileiro e para o planejamento da próxima temporada.
Contratação de Arão
O Santos oficializou a contratação do volante Willian Arão para a sequência da temporada 2025. Aos 33 anos, o jogador chega como o primeiro reforço do clube na janela de transferências do meio do ano. Após passagem pelo Panathinaikos, da Grécia, Arão retorna ao futebol brasileiro com a missão de dar mais equilíbrio ao setor de meio-campo comandado por Cléber Xavier no Santos.
Sugestão de aposta
O Fluminense vem de uma boa partida contra o Borussia Dortmund, com bom volume de jogo. Enquanto isso, o Ulsan Hyundai é um time que sofre muitos ataques. Por isso, uma boa aposta é em mais de 9,5 escanteios na partida.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.