Santos e Ceará se enfrentaram neste sábado (21), na Arena Barueri, em partida válida pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação dominante e ofensivamente produtiva, porém pecando na pontaria, o Peixe não foi capaz de sair do zero contra seu adversário cearense. Com a igualdade, a equipe comandada por Fabián Bustos se estabeleceu na quarta colocação, com 11 pontos.
Com direito a gol anulado e expulsão, Santos não sai do zero contra o Ceará
MELHORES MOMENTOS
PRIMEIRO TEMPO
Ambas as equipes protagonizaram uma primeira etapa movimentada, por pouco não sendo capazes de inaugurar o placar. Pelo lado dos donos da casa, o Santos se viu reforçado por quatro atacantes em sua linha de ataque, desta forma demosntrando um ímpeto ofensivo ainda maior do que seu adversário. Com isso, se viu, por diversas vezes, rodeando a área inimiga, porém pecando no passe final para conseguir chances que levassem perigo ao gol defendido por João Ricardo.
Enquanto somente observava o Alvinegro Praiano ameaçar sua linha defensiva, o Ceará buscou se aproveitar dos espaços concedidos pela zaga santista para, assim, encaixar diversos contra-ataques. Foi desta forma que o Vôzão exigiu, em dois momentos, defesas difíceis de João Paulo, interceptações que garantiram o placar zerado ao final dos 45′ iniciais. Logo aos sete minutos, Mendoza foi capaz de escapar da marcação de Maicon e finalizou com um chute forte em direção à meta do Peixe; já aos 13′, o arqueiro precisou se utilizar de toda sua elasticidade para impedir o forte chute de Richard.
Ao mesmo tempo que buscava se manter sólido na defesa, o clube da Baixada Santista, aos poucos, foi estruturando boas jogadas no ataque. Aos 26′, o Santos registrou sua melhor oportunidade até então, quando Zanocelo foi capaz de se desvencilhar da marcação e passar a bola para Marcos Leonardo, que não conseguiu conectar um bom chute e só pôde observar enquanto a redonda se encaminhou pela linha de fundo.
SEGUNDO TEMPO
Determinado a assumir as redéas da partida assim que o árbitro anunciou o início do segundo tempo, o Alvinegro Praiano demosntrou seu ímpeto ofensivo logo aos quatro minutos. Novamente a partir de uma jogada construída por Vinícius Zanocelo, Léo Baptistão avançou por dentro da zaga cearense e finalizou, mas a bola passou por cima do travessão adversário. Sem se abalar, o Ceará logo respondeu o esforço santista através dos pés de Zé Roberto, que encaixou um bom cute de fora da área, mas também só pôde ver a bola sair pela linha de fundo.
O “toma lá, da cá” continuou a acontecer, com o Santos sendo capaz de emendar duas finalizações perigosas nos minutos seguintes. Aos seis, Marcos Leonardo bateu por cima da meta, e, um minuto depois, Angulo foi responsável por perder uma ótima chance; ao limpar a marcação, Léo Baptistão concedeu um passe para o equatoriano, que se encontrava sozinho frente a um gol vazio, mas, contrariando as expectativas, só foi capaz de bater por cima da meta.
Sem se deixar abalar, o Santos seguiu impondo um ritmo frenético aos seus ataques, assim finamente conseguindo balançar a meta do Alvinegro Cearense. Após mais uma jogada de velocidade pelo canto do campo, Lucas Pires encontrou Léo Baptistão dentro da área, com o camisa 92 só precisando encontrar o lado direito do gol de João Ricardo; após revisão do VAR, porém, a arbitragem anulou o tento por conta de uma falta no início da jogada. Para consolar os torcedores santistas que se lamentavam diante da decisão, minutos depois o VAR novamente acionou o árbitro de campo, culminando na expulsão de Richard, do Ceará, por conta de um contato com Julio.
Mesmo com a vatagem numérica por grande parte da etapa complmentar, o Peixe não foi capaz de quebrar a barreira que a zaga cearense etabeleceu à frente de sua meta, demonstrando dificuldades para realizar mais finalizações. Em mais um esforço criado por Baptistão, o atacante conseguiu subir mais do que todos na defesa e cabecear um bom cruzamento de Lucas Braga, mas a bola se encaminhou pela linha de fundo. Desta forma, o empate entre ambos os alvinegros foi consolidado.
FICHA TÉCNICA
Santos 0x0 Ceará
Estádio: Arena Barueri, Barueri, São Paulo
Santos: João Paulo, Madson (Lucas Braga), Maicon, Bauermann, Lucas Pires, Fernández, Zanocelo (Sandry), Jhojan Julio (Ricardo Goulart), Léo Baptstão, Marcos Leonardo e Angulo (Rwan).
Ceará: João Ricardo, Michel (Luiz Otávio), Messias, Gabriel Lacerda, Bruno Pacheco, Rodrigo Lindoso, Richard Coelho, Lima (Nino Paraíba), Mendoza (Iury Castilho), Zé Roberto (Cléber) e Erick (Richardson).
Cartões amarelos: Jhojan Julio (SAN), Lindoso (CEA)
Cartão vermelho: Richard (CEA)
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.