Pouco mais de duas semanas atrás, a Confederação Brasileira de Futebol realizou o sorteio de definição dos confrontos que farão parte das oitavas de final da Copa do Brasil 2022. Sendo o primeiro confronto sorteado, o Santos descobriu o adversário que precisará superar para poder continuar sua caminhada rumo ao título da competição, reeditando um compromisso que só foi visto em uma única oportunidade na história da competição.
Corinthians x Santos: confira onde assistir, prováveis escalações e arbitragem
O próximo adversário do Peixe será o Corinthians. Para chegar ao confronto diante do Alvinegro Praiano, o rival paulista precisou somente atravessar uma fase da competição, já que se encontra no contingente de times que estavam disputando a Libertadores. No único confronto que disputou, foi capaz de vencer tranquilamente a Portuguesa-RJ, com o jogo da ida se encerrando pelo placar de 1×1, e na volta sendo 2×0 para o Timão.
Diante da definição, Santos e seu rival poderão protagonizar somente a segunda ocasião em que ambas as equipes se encontraram em fases da Copa do Brasil desde a criação da competição. O único outro compromisso que os clubes se encontraram foi justamente pela fase de oitavas de final do torneio disputado em 2015, confronto que será lembrado com grande prazer pelos adeptos santistas e poderá, até mesmo, servir de inspiração para que os comandados de Fabián Bustos repitam o feito nesta edição.
Marcados para se encontrarem na primeira fase de mata-mata em que os clubes que se encontravam imersos em suas campanhas da Libertadores participariam, Santos e Corinthians chegaram ao embate em momentos distintos. Enquanto os dois jogos seriam os primeiros da trajetória do Timão na copa, o Peixe já havia superado três adversários, despachando o Londrina na primeira fase (por 2×0, no agregado), Maringá (3×2 no agregado) e Sport (4×3, no agregado).
No primeiro duelo entre ambos, sediado na Vila Belmiro, o Santos foi quem se impôs no placar, registrando seu primeiro tento através dos pés de Gabriel Barbosa, aos 32′, e, em seguida, fechando a fatura com um gol de Marquinhos Gabriel, recém introduzido na partida ao estufar as redes de Cássio aos 78′. Ostentando uma boa vantagem para o jogo de volta, os comandados de Dorival Júnior não se deixaram abalar pelo apoio massivo dos torcedores dentro da Arena Corinthians e logo abriram o placar, aos 15′, novamente com Gabriel Barbosa; em seguida, Ricardo Oliveira foi o responsável por aumentar a vantagem, anotando seu tento aos 65′. Mesmo diminuindo o placar com Romero, aos 73′, o Corinthians não se viu capaz de reverter a vantagem expressiva que o Alvinegro construiu e, desta forma, a classificação do Peixe foi encaminhada.
A vitória diante de seu rival serviu de inspiração para que o esquadrão de 2015 levasse a campanha da Copa do Brasil até a final, ocasião em que enfrentou o Palmeiras e acumulou um placar agregado de 2×2; nas penalidades, porém, o Santos se viu derrotado pelo placar de 4×3, se contentando com o vice-campeonato.
AGENDA
Após ter retornado ao caminho dos empates pelo Brasileirão, o Santos precisará desviar suas atenções da Série A do Campeonato Brasileiro para focar em sua campanha na Copa do Brasil, competição pela qual enfrentará o Corinthians, na próxima quarta-feira (22), às 21h30, na NeoQuímica Arena, em partida válida pelo jogo de ida das oitavas de final.
Veja mais notícias do Santos, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Santos Futebol Clube.