Santos x Cuiabá: Veja os gols e melhores momentos do jogo

Léo Baptistão Santos
Foto: Reprodução/Twitter/Santos

Santos e Cuiabá se enfrentaram no último domingo (8), na Vila Belmiro, em partida válida pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação eletrizante no setor ofensivo e, o geral, dominante, o Peixe foi capaz de assegurar o triunfo pelo elático placar de 4×1, com gols de Léo Baptistão, Marcos Leonardo, Angulo e Rwan. Com os três pontos, a equipe comandada por Fabián Bustos conquistou a vice-liderança na tabela da competição, ostentando 10 pontos.

Santos goleia Cuiabá dentro de casa e assume vice-liderança da Série A

MELHORES MOMENTOS

YouTube video

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa se iniciou com um ritmo intnso dos donos da casa. Buscando tomar as redéas da partida e pressionar seu adversário em seu campo de defesa, o Santos logo foi capaz de chegar perto do gol defendido por Walter e rapidamente abriu o placar. Aos dois minutos, Madson amorteceu um cruzamento com o peito, passando a bola para Léo Baptistão, que se desprendeu da marcação e chutou sem chances para o arqueiro do Dourado, assim fazendo a Vila Belmiro explodir em êxtase.

A vantagem no placar pareceu causar um efeito profundo no Cuiabá, que, logo em seguida, aparentou enfim enrar em campo e, assim, passar a aoferecer perigos ao Alinegro Praiano. Sendo capaz de rodear a área adversária por alguns minutos, a primeira chegada com perigo dos comandados de Pintado se consolidou aos nove minutos, quando Alesson cabeceou uma bola de forma perigosa, mas sem exigir ma defesa de João Paulo. A finalização, porém, serviu de inspiração para o camisa 7, já que, dois minutos depois, o mesmo anotou o tento do Dourado; aproveitando um cruzamento preciso, Alesson subiu mais do que a defesa santista e estufou a rede alvinegra.

Protagonizando um início de etapa já recheado de acontecimentos importantes, ambas as equipes adotaram uma postura mais contida na sequência dos 45 minutos iniciais. Com ambos reduzindo espaços e, assim, extinguindo momentaneamente as jogadas criativas, Cuiabá e Santos passaram a adotar cruzamentos e bolas longas como recursos ofensivos. Aos 16′, Rodrigo Fernández arriscou de fora da área, mas só pôde observar a bola sair por cima do travessão; minutos depois, Jhojan Julio se viu frente a frente com Walter, mas sua cabeçada morreu facilente nas luvas do goleiro.

Se mostrando mais ameaçador e mais perto do segundo tento, os comandados de Fabián Bustos passaram a se aproveitar da movimentação de Léo Baptistão para tentarem se aproximar de seu alvo. Foi assim que o camisa 92 assustou o sistema defensivo adversário aos 30′, quando foi capaz de driblar e escapar da zaga mato-grossense, mas sem conseguiu contato com a bola antes de Walter afastá-la.

Todos os esfoços ofensivos do Alvinegro foram recompensados aos 36′, através dos pés do artilheiro Marcos Leonardo. Após uma cobrança de falta na área, Léo produziu um cruzamento através de sua cabeçada e, assim, encontrou o jovem atacante livre de marcação, pronto para empurrar a redonda em diração à meta. Consolidando seu status de maior goleador da equipe neste ano, foi com a ajuda de Leonardo que o Santos se encaminhou em diração ao vestiário ostentando a vantagem de 2×1 no placar.

Léo e Marcos Santos
Foto: Ivan Storti/Santos FC

SEGUNDO TEMPO

Seguindo o caminho contrário da parte final da primeira etapa, os 45 minutos finais da partida se iniciaram de uma forma lenta, com ambas as equipes tendo diminuído o ritmo. Mesmo descansadas, a velocidade e criatividade evidenciadas no estilo de jogo do Alvinegro foram substituídas por momentos de estudo do adversário, em que os comandados de Bustos buscavam incessantemente alguma abertura no sistema defensivo do Dourado.

A primiera chance de perigo do Santos foi se concretizar somente aos 16′, quando Zanocelo recebeu um bom passe fora da área e finalizou de longe, exigindo de Walter sua primeira participação na etapa complementar. O susto aparentou acordar o Cuiabá, que, logo em seguida, ameaçou a meta de João Paulo em três ocasiões; Jenison, em duas oportunidades de cabeça, viu ambas tentativas subirem mais do que deveria, enquanto Everton não conectou uma boa bicicleta e somente desperdiçou a finalização.

Indisposto a permitir que o adversário comandasse o ritmo da partida na segunda etapa, Fabián Bustos se utilizou das finalizações da equipe mato-grossense para, assim, promover mudanças na equipe, as quais causaram um impacto quase imediato. Sendo introduzido na partida aos 29′, Bryan Angulo logo deixou sua marca no duelo aos 30′; após um escanteio, o equatoriano aproveitou um desvio de Bauermann para empurrar a redonda para o fundo do gol, aumentando a vantagem Alvinegra.

Sem dar respiro ao Cuiabá, o Santos precisou somente de mais dois minutos, e mais uma substituição, para transformar o placar em goleada. Aos 32′, logo após ser introduzido em campo, Rwan recebeu um bom lançamento de Angulo e só precisou tocar, de cavadinha, na saída de Walter para anotar seu tento pelo segundo jogo seguido. Os comandados de Pintado até mesmo se lançaram ao ataque após a recaída que resultou na goleada santista, conseguindo um gol através de Empereur, mas o tento acabou sendo anulado pelo VAR. Desta forma, sem poder de reação do seu adversário, o Santos consolidou o triunfo em plena Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA

Santos 4×1 Cuiabá

Estádio: Vila Belmiro, Santos, São Paulo

Gols: Léo Baptistão (SAN – 2’/1T), Alesson (CUI – 11’/1T), Marcos Leonardo (SAN – 36’/1T), Bryan Angulo (SAN – 30’/2T), Rwan (SAN – 32’/2T)

Santos: João Paulo, Madson, Velázquez, Bauermann, Lucas Pires, Rodrigo Fernández, Zanocelo (Camacho), Jhojan Julio (Sandry), Ricardo Goulart (Lucas Braga), Léo Baptistão (Rwan) e Marcos Leonardo (Angulo).

Cuiabá: Walter, Daniel Guedes, Marllon, Empereur, Uendel, Rivas (Marcão), Pepê, Valdívia (Rodriguinho), Everton (Felipe Marques), Elton (Jenison) e Alesson (Jonathan Cafu).

Cartões amarelos: Rivas (CUI), Everton (CUI), Zanocelo (SAN)