Derrota do Bragantino coloca o Santos em alerta; entenda

Foto: Raul Baretta/Santos
Foto: Raul Baretta/Santos

O Santos voltou para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro neste domingo (20), mesmo sem entrar em campo. A derrota do Red Bull Bragantino por 1 a 0 para o Vitória, com gol de Renato Kayzer no Barradão, selou o retorno do Peixe ao Z4, agora na 17ª colocação, com 14 pontos.

Apesar de ter o mesmo número de pontos que o Vasco, o Alvinegro leva vantagem nos critérios de desempate. No entanto, o sinal de alerta está ligado novamente.

Um alívio passageiro

Antes da pausa para o Mundial de Clubes, o time santista havia vencido o Fortaleza por 3 a 2, de virada, fora de casa — resultado que deixou a equipe momentaneamente fora do Z4. No entanto, a remarcação do clássico contra o Palmeiras adiou o retorno ao Brasileirão, e o Santos ficou mais de um mês sem atuar oficialmente.

Foto: JP Pinheiro/Agência Mirassol
Foto: JP Pinheiro/Agência Mirassol

Sonho reacendido… e frustrado

Na volta, o Peixe teve uma atuação de gala na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo na Vila Belmiro, com direito a gol e grande exibição de Neymar, reacendendo a esperança da torcida. O clima era de otimismo, com reforços como Willian Arão, Igor Vinícius e o jovem Robinho Jr. em alta com a torcida.

No entanto, a empolgação durou pouco. A dura derrota para o Mirassol por 3 a 0 no último sábado (20), fora de casa, trouxe de volta a desconfiança. O time voltou a apresentar falhas defensivas e perdeu a chance de conquistar a terceira vitória seguida na competição.

Críticas e pressão aumentam

As escolhas do técnico Cléber Xavier, como as entradas de Zé Ivaldo e Diego Pituca, foram amplamente criticadas. O venezuelano Tomás Rincón, suspenso para o próximo jogo, não poupou palavras após o jogo:

“Não fizemos nem metade do jogo que fizemos contra o Flamengo… O Mirassol foi superior em tudo.”

Neymar, visivelmente frustrado, também falou após a partida:

“Agora é descansar, porque quarta tem mais um desafio.”

Foto: Divulgação Santos

Próximos passos

O Santos volta a campo na quarta-feira (24), às 21h30, para enfrentar o Internacional na Vila Belmiro. O Colorado venceu o Ceará por 1 a 0 e ocupa a 12ª colocação, com 17 pontos.

Com apenas 33% de aproveitamento, a equipe precisa reagir rapidamente para evitar que a luta contra o rebaixamento se torne ainda mais difícil. O elenco se reapresenta nesta segunda-feira (22) para iniciar a preparação. O clima é de tensão máxima, mas ainda há tempo para mudar o rumo da temporada.